Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Crescimento vegetativo

Coluna ADI pelo Paraná: Crescimento vegetativo

Coluna ADI pelo Paraná: Crescimento vegetativo

 

 

Modelo Brasil

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, foi reconhecido pela Agência das Nações Unidas para as Migrações (OIM) e servirá como exemplo em todo o país. O núcleo funciona há mais de oito anos e agora vai balizar ações semelhantes em outras cidades e estados por meio de uma cartilha da própria OIM.

 

Assumiu

O vereador Mestre Pop (PSD) assumiu o mandato na Câmara de Vereadores de Curitiba na cadeira de Eder Borges (PP), que perdeu o mandato após condenação criminal transitada em julgado. Capoeirista, Mestre Pop fez 3.861 votos nas eleições de 2020, tem 53 anos de idade e já exerceu dois mandatos consecutivos no Legislativo de Curitiba, entre 2013 e 2016 e entre 2017 e 2020.

 

Crescimento vegetativo

Dados do registro civil apontam que em 2019, o Paraná registrou 159.327 nascimentos e 73.427 óbitos, o que representa um crescimento vegetativo de 85.900. Já em 2020 teve 148.336 nascimentos e 80.704 falecimentos, com crescimento vegetativo de 67.632 e redução de 21,3% na comparação com o ano anterior. A situação ainda se agrava em 2021, quando o Paraná anotou 143.343 nascimentos (menor número considerando a série histórica iniciada em 2003) e bateu o recorde de mortes, com 109.129 óbitos. Com isso, o crescimento vegetativo da população, que chegou a ser de 96.797 em 2005, caiu para 34.124 no ano passado, menor valor para a série histórica.

 

Acima dos 50

O Ministério da Saúde atendeu pedido da Secretaria Estadual de Saúde e liberou a segunda dose de reforço (ou 4ª dose) da vacina contra a covid para pessoas a partir de 50 anos, além de trabalhadores da saúde. A aplicação da segunda dose de reforço do imunizante já está disponível a estes públicos e deve ser administrada respeitando um intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (3ª dose). A aplicação é organizada pelos municípios.

 

Dia D

Programado para o próximo sábado (11), o dia D da vacinação vai reforçar a necessidade de continuação da imunização contra a covid, além de outras doenças, para atualização da carteirinha da população em geral. “As pessoas que por algum motivo ainda não completaram seu calendário de vacinação devem comparecer a um posto de vacinação e receber o imunizante o quanto antes. Vacinar é a principal ação no combate à pandemia e é somente pela vacina que seremos capazes de superar esse vírus”, disse o secretário César Neves (Saúde).

 

Vacina de spray

Especialistas em saúde apontam como principal caminho para o fim da pandemia um novo tipo de vacina que evita até a infecção: uma vacina em spray, aplicada no nariz. Diante de uma situação que de novo se agrava, várias cidades voltaram a recomendar – mas não a obrigar – o uso de máscara em ambientes fechados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

 

PIB cresce

O PIB cresceu 1,0% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado. Esse é o terceiro resultado positivo, depois do recuo no segundo trimestre de 2021 (-0,2%). Com esse resultado, o PIB está 1,6% acima do patamar do quatro trimestre de 2019, período pré-pandemia, e 1,7% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, registrado no primeiro trimestre de 2014.

 

Otimismo

Pesquisa da Fiep/CNI para medir a confiança do empresariado somou 58,3 pontos em maio. Resultado similar ao de janeiro (58,4). De lá para cá, o indicador sofreu oscilações, mas desde março está em leve tendência de alta, acima dos 50 pontos (zona de otimismo), numa escala que vai até 100. O estudo aponta que, principalmente por conta das condições da economia e dos negócios desde dezembro, o indicador melhorou nos últimos três meses.