Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: comunicação regional, projeto pioneiro e PEC da Ferroeste

Coluna ADI pelo Paraná: comunicação regional, projeto pioneiro e PEC da Ferroeste

Comunicação regional

A ANJ (Associação Nacional de Jornais) e a Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas) promovem no dia 10 de agosto, das 14h às 15h, o webinário “A Força e os Diferenciais dos Veículos Regionais”. O webinar vai tratar sobre a dinâmica e os diferenciais dos jornais e revistas impressas, a importância dos veículos regionais e a negociação com os seus anunciantes. O evento on-line traz a palestra de Fred Pacheco, consultor e professor da Logos Treinamento e Marketing (RJ), e moderação de Arminda Augusto, gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo Tribuna (SP).

 

Projeto pioneiro

O Paraná terá o primeiro Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violências. O espaço será construído em Paranaguá e é um dos primeiros do tipo no Brasil. O centro vai reunir, em um único local, todos os serviços necessários para atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências.

 

Projeto pioneiro II

Através da Sejuf (Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho), o governo do Estado vai destinar R$ 1,6 milhão para a criação do centro. O secretário Ney Leprevost destacou que o Paraná prioriza as crianças em suas políticas públicas e que, tanto as parcerias municipais como as federais, resultam em ações positivas e produtivas. “Paranaguá vai ser referência para todo Brasil e se tornar um local especializado para proteger nossas crianças”, afirmou.

 

PEC da Ferroeste

O governador  Ratinho Junior e o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, oficializaram a promulgação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que permite a modalidade de autorização na infraestrutura, beneficiando diretamente o projeto de expansão da Ferroeste, estrada de ferro que hoje liga Cascavel ao litoral. “Esse modelo autorizativo é o que os países desenvolvidos utilizam. Isso vai melhorar a logística e gerar novos empregos”, explicou o governador.

 

Pedágio

O deputado estadual Hussein Bakri, líder do Governo na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), anunciou que nos próximos dias chegará à Casa, enviado pelo Poder Executivo,  o projeto que autoriza o governo do Paraná a delegar para a União os mais de mil quilômetros de rodovias estaduais do Novo Anel de Integração. A proposição inclui o modelo para cobrança de pedágio pela menor tarifa, sem limite de desconto e a cobrança de aporte como garantia da execução das obras, vinculada ao desconto oferecido.

 

Na mira do TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, por unanimidade, abrir inquérito administrativo para apurar os ataques de Jair Bolsonaro contra as urnas eletrônicas. O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, optou pela investigação após o prazo de quinze dias para que Bolsonaro apresentasse provas de que houve fraude nas eleições passadas. Presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso deverá discutir a reforma eleitoral sem levar em conta o anseio bolsonarista.

 

***Ritmo da vacinação

O Brasil ganhou ritmo na imunização contra a covid-19 e conseguiu ultrapassar os EUA no número de doses diárias. Se compararmos as médias nos dias exatos em que os dois países completaram 6,5 meses de campanha, a diferença é de 82%. O Brasil deixou os EUA para trás pela primeira vez no dia 20 de junho, cerca de cinco meses após o início da campanha por aqui. Desde então, a média brasileira de aplicações diárias se mantém acima da americana.