Cotidiano

Coluna ADI pelo Paraná: combate à covid-19, UEL e prazo suspenso

crédito: Caroline Antunes/PR
crédito: Caroline Antunes/PR

Combate à covid

O presidente Jair Bolsonaro prorrogou o prazo de redução das alíquotas de tributos sobre medicamentos e produtos usados no combate à covid-19. Um decreto mantém a redução de IPI, PIS/Pasep e Cofins. Entre os produtos beneficiados estão máscaras de uso hospitalar, álcool de limpeza, desinfetantes, óculos e viseiras de segurança, escudos faciais, aparelhos de terapia respiratória, entre outros.

 

***Obras no câmpus

A UEL manteve ritmo praticamente normal de obras de grande porte que vão melhorar a infraestrutura para a produção e o desenvolvimento de tecnologia. Duas delas já estão concluídas, enquanto as outras devem ser entregues até meados do próximo ano, totalizando 11 mil metros quadrados de área e investimentos da ordem de quase R$ 12 milhões. A UEL reúne hoje 780 laboratórios e salas de aulas práticas.

 

Vaga garantida

O prazo de validade dos concursos públicos, na administração direta ou indireta, está suspenso no Paraná. O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), um dos autores da proposta, explica que a aprovação é para que “os candidatos que conquistaram a aprovação em um concurso público neste momento de incertezas quanto ao futuro não podem ter qualquer tipo de prejuízo nesse sentindo”.

 

***Condomínio do idoso

Ponta Grossa será a terceira cidade do Paraná atendida pelo Programa Viver Mais Paraná. O programa estadual, em parceria com municípios com mais de 20 mil habitantes, está construindo condomínios exclusivos para pessoas idosas. O primeiro condomínio do idoso foi entregue em Jaguariaíva, o segundo está em fase final de construção na cidade de Foz do Iguaçu. “O objetivo é garantir dignidade e qualidade de vida para as pessoas de mais idade”, afirmou o governador Ratinho Júnior.

 

***Usina solar

A primeira usina solar da Copel, em construção no município de Bandeirantes, está recebendo a parte final das estruturas e módulos fotovoltaicos. A linha de distribuição que vai conectar os parques geradores à rede da Copel também já está em fase de implantação. A primeira fase deve entrar em operação ainda em 2020.

 

***Duplicação

Rodovia PR-323, no Nnoroeste do Paraná, está mais próximo de receber obras de duplicação. A duplicação do trecho da rodovia vai de Doutor Camargo até aproximadamente um quilômetro antes da margem do Rio Ivaí. Serão mais 6,3 quilômetros duplicados na rodovia.

 

Satisfeito

Novamente, o presidente Jair Bolsonaro parabenizou o trabalho desenvolvido em Foz do Iguaçu e reiterou sua intenção pela abertura da Ponte Internacional da Amizade. Bolsonaro informou que em conversa com o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez, definiram que as fronteiras entre os dois países serão reabertas antes dia 15 de outubro.

 

De parabéns!

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas, em live com presidente Jair Bolsonaro, destacou o volume de obras realizado em Foz do Iguaçu. “Segunda Ponte de Foz do Iguaçu está 40% executada, a ampliação do aeroporto está bonita de ver e já contratamos o projeto para um novo corredor bioceânico. Foz do Iguaçu está de parabéns!”

 

Queda recorde

O mês de setembro teve uma grande queda nos indicadores de casos e mortes por covid-19 em comparação com os seis meses anteriores no Brasil. Entre os dias 1º e 30, houve redução de 17,3% na média de óbitos e de 33,7% na média de novos infectados. Já sobre os diagnósticos positivos, houve crescimento de março a julho e estabilidade em agosto. Nesse final de semana, o Brasil registrou 26.140 novos casos em médias móveis, números que indicam tendência de queda.