Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Pronampe, Ataques

ADI
ADIPR

Pronampe

Micro e pequenos empresários e microempreendedores já dispõem de R$ 50 bilhões em créditos do Pronampe dispostos desde segunda-feira, 25, nos bancos e financeiras conveniados que tem a garantia do fundo garantidor do Banco do Brasil. O financiamento pode ser utilizado, entre outras despesas, para a compra de máquinas e reformas, e para capital de giro, como pagamento de salário dos funcionários e de contas como água, luz e aluguel.

 

Pronampe II

Em 2021, foram criadas 269 mil empresas no Paraná, e destas, 265 mil são micro e pequenas e 74,88%, microempreendedores individuais. O Banco do Brasil registrou que entre 2020 e 2021 foram liberados pelo Pronampe um total de R$ 15,2 bilhões que atenderam mais de 186 mil empresas.

 

Vaga

O advogado Alaim Giovani Fortes Stefanello foi recebido pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD) em busca de apoio a vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Stefanello é um dos indicados da OAB para a lista tríplice à vaga na corte da Justiça Federal dos três estados da Região Sul.

 

Ataques

O presidente do Tribunal de Contas, Fábio Camargo, disse aos deputados estaduais que no ataque cibernético ao sistema de tecnologia de informação do tribunal em 13 de maio não houve qualquer tipo de prejuízo ao trabalho realizado pelo órgão. Camargo deu uma carraspana no deputado Homero Marchese (Republicanos) insistente nas perguntas às respostas já dadas pelo presidente do TCE.

 

Convenção

O Podemos realizará a convenção estadual no dia 5 de agosto em Curitiba. Alvaro Dias deverá ser confirmado como candidato ao Senado. Gustavo Castro, presidente estadual, está coordenando a logística do encontro que será realizado a partir das 10h na rua Marechal José Bormann, 730, no Bigorrilho.

 

(Sobra)

Sebrae Paraná

Startups do Brasil podem se inscrever no ON Sebrae: Inovação Aberta até 4 de setembro. O serviço busca interessados em estágio de comercialização e no desenvolvimento de provas de conceito para a resolução de desafios internos com foco na excelência e melhoria contínua de resultados.

 

BRDE Labs

As inscrições para startups que queiram participar do BRDE Labs encerram nesta sexta-feira, 29. Os desafios deste ano têm a temática ESG – (tradução para governança ambiental, social e corporativa). De forma inédita, o banco se lança também como âncora com outras nove empresas, Bree, Brose, Frísia, Frivatti, Intecso, Marel S/A, Santa Maria e Tuicial, cada qual com seus desafios para serem solucionados pelas participantes.