Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Feriadão, Turismo no Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Turismo no Paraná

A atividade turística cresceu 7,4% em abril no Paraná, com um incremento na receita nominal de 6,5%. Foi a segunda maior expansão do País no período, atrás apenas de Goiás (8,3%). O índice é quase três vezes maior do que a média nacional, que ficou em 2,5%. Nos últimos 12 meses o impacto positivo foi de 67,8%, reforçando a tendência de alta na atividade com o avanço da vacinação contra a Covid-19.

 

Mais visitados

Os principais locais turísticos do Estado foram visitados por mais de 85 mil pessoas durante os feriados prolongados de Páscoa e Tiradentes, daquele mês. Foz do Iguaçu, na Região Oeste, foi o destino mais procurado. O Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo, recebeu 47.403 turistas. Já o Marco das Três Fronteiras foi o local de passagem de 14.275 pessoas.

 

Feriadão

Foz do Iguaçu se prepara para receber cerca de 25 mil pessoas a partir de quinta-feira (15), no feriado de Corpus Christi. A expectativa é que os quatro dias de folga prolongada garantam uma ocupação de no mínimo 82% na rede hoteleira, podendo chegar a 90%. Os números já superam o período pré-pandemia, comprovando a forte retomada do turismo na cidade. A estimativa é que, a médio prazo, 4 milhões de pessoas visitem as Cataratas anualmente, já com a nova concessão. Isso significa o dobro do recorde de pouco mais de 2 milhões registrado em 2019.

 

Prêmios de comemoração

Amop completou 53 anos de existência e para comemorar seu aniversário lançará dois eventos do segundo semestre, o 16° Prêmio Amop de Jornalismo e do 17° Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná). Os dois eventos estão entre as maiores e mais importantes da região Oeste. O Fermop será realizado em quatro etapas com a grande final no município de Palotina, no dia 23 de setembro, e o Prêmio Amop de Jornalismo 2022, que será realizado dia 25 de novembro. O tema deste ano será o “Oeste é Protagonista”.

 

Equipamentos

O município de Chopinzinho foi contemplado com uma motoniveladora, equipamento essencial, que tem o objetivo de proporcionar melhor estrutura de trabalho e renovar a frota dos maquinários do setor de obras da prefeitura, realizando atendimento às comunidades rurais. O Prefeito de Chopinzinho Edson Luiz Cenci, informou que esta aquisição tem o valor aproximado de 1 milhão de reais e foi viabilizada através de uma emenda parlamentar feita pelo deputado federal Felipe Francischini.

 

ICMS sobre combustíveis

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) apresentou uma emenda para que carros de passeio e de luxo sejam excluídos dos beneficiados pelo projeto de lei complementar que estabelece um teto para a cobrança do ICMS sobre combustíveis. Na emenda ao projeto, Guimarães alega que o teto deve valer apenas para diesel e biodiesel, usados em veículos de serviços essenciais, como transporte público e de alimentos. O senador aponta que gasolina e etanol não devem ser beneficiados pelo teto na taxação porque são usados por veículos de passeio, que não são “produtos consumidos pela população de baixa renda”.

 

CPI do Sertanejo

Em meio à polêmica que ficou conhecida como CPI do Sertanejo, o projeto de lei que limita a contratação de shows sem licitação, apresentado pelo deputado federal Igor Timo, líder do Podemos na Câmara, prevê que a administração pública informe o Ministério Público sobre a contratação. A proposta torna obrigatória a informação com pelo menos 15 dias de antecedência, sobre a celebração de contratos com profissionais do setor artístico.