Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Pleito 2022

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, destaca que o PSD vem ganhando musculatura para as eleições de 2022 com novas filiações. Seis dos oito prefeitos do Paraná filiados ao PTB migraram para o PSD, puxados pela deputada federal Luísa Canziani e seu pai, Alex Canziani. Em evento na cidade de Cambé foram filiados Juninho (Itaguajé), Maria Edna (Prado Ferreira), Adelita (Quatigá), Edimar Santos (Santa Cecília do Pavão), Valente (Santa Isabel do Ivaí) e Vinícius Rosa (São Jerônimo da Serra).

 

Evento de filiação do PSD na cidade de Cambé

Foto: Reprodução

 

Projeto de transformador

“São lideranças que vão nos ajudar no projeto de transformação do Paraná. O nosso Estado é hoje líder na geração de empregos, no crescimento industrial, no desenvolvimento sustentável e referência em saúde e combate à pandemia. Reduziu os índices de criminalidade, e na educação tem o maior crescimento no IDEB do país”, disse Guto Silva.

 

Mais jovem

Francisco Alves elegeu neste domingo (7) a prefeita mais jovem do Paraná na atual legislatura. Com apenas 23 anos, Milena do Valtinho (PSDB) venceu uma eleição suplementar, e recebeu 2.096 votos. A eleição ocorreu após a Justiça Eleitoral impugnar a candidatura de Valter Cesar Rosa – Valtinho (PSDB), que é pai de Milena. Ele nem chegou a assumir o cargo, e no seu lugar estava Cabelo do Povão (PRB), que é presidente da Câmara Municipal.

 

Presente

Cascavel completa neste mês 70 anos, a cidade está sendo presenteada com a entrega de 69 automóveis para municípios da região. O governador Ratinho Junior esteve em Cascavel e anunciou um feito histórico para a cidade. “Estou muito feliz porque estamos anunciando algo que poucas cidades do mundo têm, que é 100% de tratamento e coleta de esgoto”, disse lembrando que no Brasil apenas a cidade de Piracicaba (SP) possui esse índice. Para atingir os 100% estão sendo investidos quase R$ 10 milhões.

 

Inelegível

O futuro político do ex-procurador Deltan Dallagnol deve estar também no Podemos, que filiará o ex-juiz Sérgio Moro. Dallagnol pretende disputar a Câmara dos Deputados. O advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, especialista em direito eleitoral, disse que o ex-procurador está inelegível por oito anos na Lei Ficha Limpa. A lei considera inelegível membro do Ministério Público que tenha pedido exoneração na pendência de processo administrativo disciplinar.

 

O método

“Alerto há alguns anos para a politização da persecução penal. A seletividade, os métodos de investigações e vazamentos: tudo convergia para um propósito claro – e político, como hoje se revela. Demonizou-se o poder para apoderar-se dele. A receita estava pronta” – do ministro do STF, Gilmar Mendes, sobre a decisão de Deltan Dallagnol.

 

No trecho

O ex-governador Beto Richa (PSDB) se diz indignado com a Lava Jato. “Eu fui vítima de uma grande violência. O processo que fizeram contra mim a 20 dias da eleição, que fique claro, não foi um processo jurídico. Foi um processo político eleitoral para caçar minha candidatura”, desabafou na TV Band Maringá.

 

Orçamento secreto

Decisão de Rosa Weber de suspender pagamentos do ‘orçamento secreto’ divide colegiado do STF. Interlocutores dos ministros afirmaram que a decisão de Weber tende a ser mantida, porém, com um resultado apertado, disputado voto a voto. A decisão da ministra Rosa Weber de suspender temporariamente os repasses feitos pelo governo Jair Bolsonaro a parlamentares da base aliada por meio do orçamento secreto tende a gerar um racha entre os ministros colegiado. Um julgamento no plenário virtual vai revisar a ordem liminar na próxima terça-feira, 9.