Eleitor

Os prefeitos que vão para reeleição ou candidatos que querem apoio do governador Ratinho Junior afirmam que a indicação do candidato a vice passa pelo governador que está muito bem avaliado nas pesquisas. A aprovação de Ratinho Junior é bem maior da média dos governadores brasileiros.

Fórmula perfeita

Um candidato a prefeito no Paraná disse à coluna que a eleição, na maioria das cidades, tem uma fórmula perfeita e inclui os apoios do governador Ratinho Junior, do presidente Jair Bolsonaro e do setor produtivo. A retomada dos empregos deve ser a principal bandeira da campanha.

Livro do ex-ministro

Chegará às livrarias no dia 25 de setembro o livro “Um paciente chamado Brasil – Os bastidores da luta contra o coronavírus”, de autoria do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. No livro, Mandetta narra em detalhes a luta para conter a covid-19 durante sua gestão como ministro da Saúde. As questões envolvendo a cloroquina e o isolamento social, e demais assuntos que foram destaque naquela fase estarão contemplados no relato.

Futebol de Salão

O secretário Beto Preto (Saúde) não validou o retorno dos jogos de futebol de salão sem o devido cumprimento dos protocolos de segurança. A testagem pelo padrão RT-PCR faz parte das exigências para que atletas, comissão técnica, arbitragem e colaboradores possam realizar as partidas. É necessário que as condições efetivas de segurança para o retorno das partidas, cumprindo os protocolos e exigências sanitárias, sejam atendidas.

Fora da casinha

O líder do Governo na Câmara, Ricardo Barros (PP), afirmou que o Judiciário e o MP “estão muito fora da casinha” e que dedica seu mandato como deputado a “enquadrá-los”. Barros afirmou que “a força-tarefa da Operação Lava Jato desesperadamente quer esconder do procurador-geral da República, Augusto Aras, os seus métodos”.

Em recuperação

As vendas no comércio varejista paranaense cresceram na primeira quinzena de agosto na maior parte dos segmentos, recuperando parte das perdas registradas no ano. Venderam mais: áudio, vídeo e eletrodomésticos (49%); informática e telefonia (26%), material de construção e ferragens (22%), hipermercados e supermercados (12%), farmácias (10%), cama, mesa e banho (8%), cosméticos, perfumes e higiene pessoal (5%) e veículos novos (1%) – este último, aliás, registrou o primeiro respiro de vendas desde janeiro.

***Herodes

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), descartou, por enquanto, reabrir as escolas. “Eu tenho muito medo de me transformar num ‘Herodes’ moderno. Num matador de inocentes. Não há segurança sobre o que acontece com as crianças. Nós vamos manter uma posição de cautela com o ensino online por mais algum tempo”, disse.

Empregos

O governador Ratinho Júnior manteve os investimentos em áreas essenciais, principalmente na geração de empregos, já que a pandemia tirou muitas pessoas do mercado de trabalho e levou vários pequenos e médios empresários a amargar enormes prejuízos. Segundo o governador, o desempenho é o quarto melhor do País, atrás apenas de São Paulo (22.967), Minas Gerais (15.843) e Santa Catarina (10.044). O Paraná criou 8.833 empregos com carteira assinada em julho, um incremento de 214% em relação a junho, quando foram abertas 2.829 vagas.