Cotidiano

Cohapar e prefeitura vistoriam obras de 20 casas populares em Guaraniaçu

Casas devem ser concluídas até setembro

Cohapar e prefeitura vistoriam obras de 20 casas populares em Guaraniaçu

Guaraniaçu – As obras de construção de 20 casas populares em Guaraniaçu estão em ritmo avançado. Cerca de 25% do cronograma previsto já foi concluído pela construtora, conforme atestado em uma vistoria técnica feita por representantes da Cohapar e da prefeitura nessa quinta-feira (25).

O projeto, orçado em mais de R$ 1 milhão, está sendo financiado pela Itaipu Binacional em uma parceria que conta com a participação da Cohapar e da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Serão 16 casas de 32 metros quadrados e quatro de 49 metros quadrados.

As moradias vão atender famílias em situação de vulnerabilidade social e serão repassadas sem custos aos futuros moradores. Para viabilizar o repasse gratuito dos imóveis, o projeto construtivo foi desenvolvido pela Cohapar, além de parcerias da Copel e da Sanepar para instalação subsidiada dos padrões de energia elétrica, água e esgoto do residencial.

Entrega

Pelo cronograma estabelecido em contrato, o empreendimento deverá ser concluído até 8 de setembro. “Nessa visita pudemos atestar a qualidade da obra, que vai melhorar a vida de famílias carentes de Guaraniaçu que precisam do apoio do poder público para terem uma moradia digna”, avalia o coordenador regional da Cohapar, Gerson Paranhos.

Convênio

Ao todo, o convênio entre o governo do Estado e a Itaipu Binacional prevê investimentos de R$ 10 milhões para a construção de 320 casas populares em 16 municípios da região oeste. A escolha das famílias foi feita por meio do cruzamento de dados cadastrados do governo estadual. O critério tem como base o tamanho da população, o índice de vulnerabilidade e o déficit habitacional mapeado pela Cohapar. No grupo, também estão contempladas as populações tradicionais, como quilombolas e indígenas.