Cotidiano

Cmei realiza projeto horta sustentável.

Catanduvas – O Projeto Horta Vertical Sustentável foi realizado no Cmei Esperança do Amanhã, em Catanduvas, a partir da parceria entre a acadêmica do curso de Gestão Pública da Unioeste e professora Suelen Borsoi, com a prefeitura e parceria da Itaipu Binacional, além de técnica da Coleta Seletiva do Município Claudia Maziero.

O projeto é resultado da prática envolvendo ensino, pesquisa e extensão, ou seja, a interação entre universidade e sociedade, aplicando diretamente o conhecimento obtido visando melhorar a sociedade como um todo.

Assim, a acadêmica elaborou o projeto como atividade do componente curricular do curso de Gestão Pública, aplicando-o e gerando retorno na sociedade.

A Horta Vertical Sustentável contou com a colaboração direta dos alunos e de seus familiares das turmas de pré-escola, bem como a cooperação das professoras, dos gestores do centro de educação infantil e outros funcionários municipais.

A participação efetiva das crianças nas práticas servirá para estimular atividades ligadas ao meio ambiente, ao cultivo e ao consumo de hortaliças, verduras, legumes ou frutas, a consciência ambiental e sua importância para a sociedade, a reutilizar materiais recicláveis e aproveitar um espaço diferente no ambiente escolar devido à ausência de um espaço específico para a implantação de uma horta; sensibilizar o olhar da criança para construir um mundo melhor através da consciência ecológica; conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais, com a ajuda de materiais recicláveis.

As professoras podem trabalhar o conceito de sustentabilidade desde cedo, desenvolvendo as habilidades específicas do aluno, despertando o interesse das crianças por uma alimentação saudável, além de melhorar o nível de higiene do ambiente escolar.