Cingapura dá passo inédito e testa táxis sem motorista

RIO – Os primeiros táxis sem motorista começaram a circular nesta quinta-feira em Cingapura de forma experimental, situação inédita no mundo na corrida para ter veículos totalmente autônomos mediante uma tecnologia revolucionária.

brde2

Os seis táxis da start-up nuTonomy (automóveis elétricos Renault Zoe e Mitsubishi i-MiEV) circulam em uma zona de 4 quilômetros quadrados, com lugares designados para pegar e deixar passageiros. O trajeto deve ser reservado mediante um aplicativo para smartphone da empresa que presta o serviço, com sede nos Estados Unidos.

? O teste representa uma oportunidade extraordinária para recolher a opinião dos passageiros em um ambiente real ? disse o gerente e cofundador da start-up, Karl Iagnemma. ? Estes testes darão uma vantagem única à nuTonomy, na medida em que estamos preparando o lançamento de uma frota de veículos autônomos para 2018.

Embora a condução destes automóveis high-tech seja realizada de maneira autônoma, um engenheiro da nuTonomy permanece a bordo em cada trajeto, com a finalidade de observar o funcionamento do veículo e intervir caso ocorra algum problema, disse a empresa.

Foram anunciadas outras iniciativas com esta nova tecnologia. O serviço de reserva de veículos por telefone celular americano Uber informou na semana passada que colocará em circulação automóveis sem motorista na cidade de Pittsburgh (Pensilvânia) no fim de agosto.

Já o grupo Alphabet, casa matriz do gigante da internet Google, anunciou em maio ter concretizado uma associação com o construtor automotor Fiat Chrysler para desenvolver sua frota de carros autônomos, que espera colocar em serviço até o fim do ano.


Receba as principais notícias através do WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp. Ao entrar seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Fale com a Redação