Cotidiano

Cidadãos que respondem por crimes de trânsito participam de minicurso na Transitar

Cerca de 20 alunos são aguardados para esta segunda capacitação do ano

Cidadãos que respondem por crimes de trânsito participam de minicurso na Transitar

A segunda turma deste ano do minicurso “Mudando atitudes, preservando vidas” será reunida nesta terça-feira (3), a partir das 18h, na Escola de Trânsito da Transitar, que agora está instalada na sede administrativa da Autarquia, na Rua Erechim, 1436.

A capacitação tem por objetivo promover a ressocialização de cidadãos que respondem por crimes de trânsito e a reflexão em relação ao próprio comportamento e ao papel que exercem na realidade do trânsito. A maior incidência de registros é por embriaguez ao volante.

O minicurso foi interrompido em abril de 2020, devido à pandemia, e retomado em julho deste ano. Para esta turma estão inscritos 17 cidadãos. “Essa retomada é de grande importância, considerando que os crimes de trânsito continuam ocorrendo, infelizmente; e o minicurso tem como grande objetivo fazer com que as pessoas que estão cometendo esse tipo de crime reflitam sobre suas atitudes”, afirma o major Amarildo Ribeiro, do 4º Grupamento de Bombeiros, que coordena o Cotrans/PVT – Programa Vida no Trânsito em Cascavel.

O minicurso é uma das etapas obrigatórias que o cidadão que está respondendo ao processo precisa cumprir para voltar a conduzir veículo no trânsito. “O Ministério Público oferece um processo de persecução penal, durante o qual a pessoa admite o cometimento do crime, para que o mesmo seja encerrado, contudo, ela precisa assumir e cumprir algumas medidas, como realizar essa capacitação, participar de algumas reuniões do A.A [Alcoólicos Anônimos] e prestar serviços comunitários, que normalmente ocorrem no Hospital Universitário com vítimas de trauma”, detalha o major Amarildo Ribeiro.

Sobre o curso

O minicurso é promovido pelo Cotrans/PVT Cascavel – Programa Vida no Trânsito, do qual a Transitar faz parte junto com vários órgãos; o Ministério Público e o Patronato Penitenciário de Cascavel. Ele foi implantado em Cascavel há cerca de quatro anos e se tornou referência no Estado pela metodologia empregada. “Nós procuramos oferecer uma nova compreensão sobre o que é o trânsito, como ele funciona e qual é o papel de cada cidadão. Buscamos resgatar principalmente valores humanos, como, o respeito, a solidariedade, a cooperação, a tolerância e o comprometimento”, ressalta a educadora de trânsito da Transitar, Luciane de Moura.

Conteúdo

Durante três horas/aula os participantes recebem instruções acerca de Legislação de Trânsito, noções de primeiros socorros, educação de trânsito e psicologia; além das palestras de especialistas da Transitar, do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, também ouvem depoimentos de vítimas, de familiares e de pessoas que já se envolveram em acidentes e que hoje enfrentam as consequências do desrespeito às normas.

O curso, conforme lembra a educadora Luciane de Moura, era realizado mensalmente até o início da pandemia com uma média de 35 pessoas, sempre na Escolinha de Trânsito da Transitar. No mês passado, foi realizado no auditório da Prefeitura e, agora, volta a ser realizado na Escolinha de Trânsito.