Cotidiano

Chuva de granizo inesperada assusta moradores de Curitiba e região; veja imagens impressionantes

A previsão não era de tempestade, mas o tempo virou repentinamente

Chuva de granizo inesperada assusta moradores de Curitiba e região; veja imagens impressionantes

Chove forte em Curitiba e região metropolitana desde a madrugada desta segunda-feira (16). O granizo foi registrado em diversos bairros da capital. Inicialmente, a previsão não era de tempestade, mas a característica meteorológica levou a essa mudança repentina.

Até por volta das 9h, a precipitação acumulada no dia era de 9,6 mm, com um total de 77,4 mm para o mês de agosto, onde a média histórica é de 80mm.

Segundo o Simepar, a formação do fenômeno está associada a nuvens cumulonimbus, que têm grande desenvolvimento vertical.

“Quando o ambiente atmosférico apresenta uma camada de ar quente e muito úmido próximo da superfície e ar seco e frio logo acima, pode haver formação de granizo. Essa condição de tempo foi/está sendo verificada desde o início da madrugada”. Com informações do Banda B.

De acordo com o Simepar a semana começa com pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas entre as regiões sul, centro-sul e o leste do estado. Nas demais regiões, apesar da presença da nebulosidade, não há registros de chuvas. As temperaturas estão variando entre 21 ºC no noroeste e 12 ºC no sul do estado, em Curitiba os termômetros registram 13 ºC.