Na tarde desta quarta-feira (12) a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) junto à Dataprom – empresa responsável pelo sistema semafórico de Cascavel – realizou a simulação do sistema de semaforização e sincronização inteligente que contemplará o Transporte Coletivo Urbano no próximo ano, o qual garantirá maior fluidez e segurança na passagem dos ônibus e dos demais usuários do trânsito nas Avenidas Brasil, Tancredo Neves e Barão do Rio Branco.

Ao todo, serão 51 cruzamentos que terão prioridade para a passagem direta nas avenidas. Serão 35 cruzamentos na Avenida Brasil, 15 na Avenida Tancredo Neves e 11 na Avenida Barão do Rio Branco. "Com este primeiro teste, percebemos que o sistema irá facilitar muito na fluidez do transporte coletivo, trazendo mais agilidade também na hora do embarque e desembarque dos passageiros", explica Alsir Pelissaro, presidente da Cettrans.

Durante a simulação foi utilizado um ônibus da nova frota de veículos do transporte coletivo, já com as portas à esquerda. Também houve a simulação do embarque e desembarque de passageiros nos abrigos de ônibus da Avenida Brasil, além de testar as ferramentas de "parada solicitada" dentro do veículo.

"Em breve, será realizada uma ação educativa com os passageiros dos ônibus e com os pedestres, para que os mesmos sejam conscientizados sobre os meios corretos e seguros de atravessar a via quando os ônibus já estiverem circulando", complementa Pelissaro