Educação

Centro de Saúde Escola atende comunidade externa

Projeto da Enfermagem atua na coleta do papanicolau, em campanhas de vacinação e outros serviços de saúde gratuitos

Centro de Saúde Escola atende comunidade externa

Centro de Saúde Escola – um laboratório de práticas aberto à comunidade. Esse é o projeto de extensão do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Cascavel, coordenado pela professora Débora Girardello.

A miniunidade de saúde funciona como um projeto de estrutura física e de ações de enfermagem, com laboratórios para a realização de consultas de enfermagem, consultas de enfermagem à saúde da mulher, imunização, troca de curativo, verificação dos sinais vitais e orientações de saúde.

“O projeto permite aos acadêmicos acompanhar e auxiliar as demandas de saúde pública, além de promover e prevenir agravos, auxiliando o processo saúde-doença”, destaca Girardello.

O serviço funciona nos períodos da tarde e à noite, sob a responsabilidade técnica da enfermeira Hayani Sanches, com atendimento interno aos colaboradores e aos acadêmicos, realizando o primeiro atendimento em caso de mal-estar e devido encaminhamento.

O projeto conta também com um bolsista, oportunizando a prática assistida da profissão. Acadêmico do 1º ano, Lucas Santiago acompanha o trabalho da enfermeira durante toda a semana: “É uma satisfação ter contato efetivo com as ações de enfermagem, consultas ocupacionais, atendimentos de saúde e atividades gerenciais”.

 

Atendimento à população

À comunidade externa são realizados atendimentos em concomitância com o município: coleta de preventivo do câncer de colo do útero, previamente agendado, ações de imunização, prevenção e orientação em saúde. No último ano, o Centro de Saúde da Unipar também foi parceiro de projetos extramuros. Com a prefeitura atuou na coleta do RT-PCR (exame covid) no Território Eficiência, em exames laboratoriais para o público de escolas municipais, na conscientização do uso de máscara no centro da cidade e na blitz da vacina (Influenza). Ainda realizou ações de educação em saúde nas empresas e palestras sobre IST (Infecção Sexualmente Transmissível), hipertensão e outras demandas de orientação em saúde.

Campanha de Vacinação

O Centro de Saúde Escola, anexo à Unipar, segue com a campanha de Vacinação contra a Influenza/Gripe, que começou no dia 28 de junho. Pode participar a população que não teve covid-19 nos últimos 30 nem tomou a vacina nos últimos 15 dias. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, até acabarem as doses.