Educação

Centro da Juventude completa sete anos

Toledo – Um dos equipamentos públicos voltados para a juventude de Toledo completou sete anos de criação. O Centro da Juventude Marcio Antonio Bombardelli foi o primeiro inaugurado no Estado e até hoje está entre os que possuem as estruturas mais completas e modernas do Paraná.

Localizado na Avenida Maripá, no Jardim Europa, o CJU foi estruturado para completar as atividades oferecidas aos jovens do Município.

O Centro começou em 2012 com atividades focadas na qualidade de vida de jovens e adolescentes por meio de formações culturais, artísticas, profissionalizantes, esportivas, entre outras.

Nesses dois últimos anos, 2017 e 2018, o Centro da Juventude recebeu investimentos e melhorias na fachada, na quadra do ginásio, pintura e a piscina voltou a funcionar. Também foram adquiridos 30 microcomputadores novos para as aulas de informática, 15 deles irão para o Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro.

Participante do CJU há um ano, Anderson Santos revela que as aulas melhoraram sua qualidade de vida: “Aqui é bem tranquilo e legal. São várias atividades, não da para ficar parado. Durante esse período já fiz muitos amigos e cursos que vão ajudar a melhorar o meu currículo de trabalho em um futuro próximo. Aqui a gente se sente mais feliz”.

Não é diferente para participante e que agora é Agente Cidadania, Wedilla Cristina, de 14 anos. “Já faz seis meses que estou desenvolvendo essa função: eu ajudo na biblioteca do CJU, é o que mais gosto de fazer. Tenho aprendido muitas coisas aqui dentro e vou iniciar nos cursos, o que vai agregar muito na minha vida” afirma.

Mais investimentos

Outra novidade para os centros da juventude de Toledo é a aquisição de vários equipamentos, como violas caipiras, skates, kits de natação, bolas de vôlei, basquete, futsal, uma van com 20 lugares, e um veículo novo de sete lugares, o primeiro veículo adquirido através da Secretaria da Juventude em parceria inédita com o governo do Estado.

O secretário da Juventude, Jairo Cerbarro, diz que expectativas foram superadas quanto à adesão dos jovens às atividades oferecidas pelos centros da juventude da cidade. “O que esperamos daqui para frente é que sejam continuadas as políticas públicas da juventude, Toledo é uma das poucas cidades no Brasil que existe uma Secretaria da Juventude. Graças a gestão as demandas necessárias estão sendo supridas diariamente. Em 2017 foi reestruturado o conselho e hoje está com todas as cadeiras ocupadas e os novos membros são participativos, estão juntos discutindo políticas públicas juventude”.

Jairo diz que a equipe de colaboradores da pasta é o ingrediente principal para fazer o trabalho dar certo. “Temos uma equipe motivada que trabalha em harmonia, isso tudo quem sai ganhando é a comunidade jovem de Toledo. Esse ano nós temos muitas ações a serem realizadas e uma delas é que vamos realizar uma descentralização das atividades do Centro da Juventude, será levado para vários cantos de Toledo atividades para a juventude, atividades artísticas, culturais e principalmente no interior de Toledo”, planeja.