Cotidiano

Católicos preparam o primeiro Natal em cinco anos na catedral de Aleppo

SYRIA-CONFLICT-ALEPPO-RELIGION-CHRISTIANITY-CHRISTMAS

ALEPPO ? Após anos de combates intensos, as metralhadoras silenciaram em Aleppo e os poucos católicos que restaram na cidade síria puderam recomeçar suas vidas, e celebrar o espírito do Natal pela primeira vez em cinco anos.

? Nós estamos usando qualquer destroço que encontramos para simbolizar o triunfo da vida sobre a morte ? disse à AFP Nehme Badawi, que com o seu irmão, Bashir, vasculhou a Catedral de São Elias para montar um presépio para o Natal.

O teto da principal igreja católica de Aleppo caiu há alguns anos, durante um dos incontáveis bombardeios que atingiram a cidade. O telhado despencou sobre os bancos da nave, que agora estão recobertos pela neve do frio inverno sírio.

SYRIA-CONFLICT-ALEPPO-RELIGION-CHRISTIANITY-CHRISTMAS (3)

As forças do governo de Bashar al-Assad anunciaram a reconquista completa de Aleppo na quinta-feira, pondo fim ao período de violência que transformou a segunda maior cidade do país de um centro cultural e comercial num símbolo global de destruição. A minoria católica não perdeu tempo para iniciar a reconstrução da Catedral de São Elias.

? O impacto emocional é muito maior e mais profundo que a perda material. Todas as nossas memórias estão aqui. É onde nós celebramos todas as nossas festas, nossas alegrias ? disse Bashir, que vasculha o que sobrou da igreja com o irmão e um grupo de garotos. ? Nós queremos transformar toda essa destruição em algo bonito.

SYRIA-CONFLICT-ALEPPO-RELIGION-CHRISTIANITY-CHRISTMAS (2)

O jardim da frente da catedral, que normalmente estaria iluminado para o Natal, guarda as marcas do combate. Os prédio ao redor e a própria igreja estão escurecidos pelo fogo das explosões.

Quando os rebeldes tomaram Aleppo pela primeira vez, em meados de 2012, a parte antiga da cidade se transformou no principal palco de batalhas. Os combates destruíram o minarete erguido no século XI da Grande Mesquita de Aleppo.

SYRIA-CONFLICT-ALEPPO-RELIGION-CHRISTIANITY-CHRISTMAS (4)

A guerra afugentou a minoria cristã, que respondia por cerca de 10% da população total da cidade antes do início dos combates. Segundo o demógrafo Fabrice Balanche, restam hoje em Aleppo cerca de 100 mil cristão, de um total de 250 mil antes da guerra.

Nehme, Bashir e o grupo de jovens católicos encontraram entre os escombros da catedral imagens que permitiram a montagem de um pequeno presépio, com a Virgem Maria ao lado de José, posicionados perto de uma vaca e um carneiro.

? Eu tenho 24 anos, e passei 20 anos da minha vida aqui. Nós vínhamos todos os dias, mas fomos privados da nossa igreja nesses últimos quatro anos ? disse Tony Mardini, um dos jovens que está ajudando na reconstrução. ? Durante os anos de guerra, assim que ouvíamos uma explosão, vinhamos checar se a igreja tinha sido atingida.

Os jovens amigos católicos estão mobilizando a comunidade cristã de Aleppo, usando Facebook e WhatsApp, para celebrar o Natal no próximo domingo. Enquanto contava seus planos para o primeiro Natal na Catedral de São Elias em cinco anos, Mardini, enfim, sorriu:

? É no meio dessas ruínas que teremos nossa reunião.