Saúde

Casos de coronavírus de Umuarama estão curados

Embora o número de notificações continue aumentando na cidade a evolução tem ritmo moderado, dentro da expectativa das autoridades de saúde

Casos de coronavírus de Umuarama estão curados

Os dois primeiros pacientes confirmados com coronavírus em Umuarama já estão curados, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Conforme o Ministério da Saúde podem ser considerados curados os casos confirmados da Covid-19 que passaram por 14 dias em isolamento domiciliar, a contar da data de início dos sintomas, e que estão assintomáticos, e também os casos em internação hospitalar diante da avaliação médica.

Os pacientes de Umuarama tiveram diagnóstico positivo na rede hospitalar e superaram o período de quarentena em boas condições de saúde, tendo recebido alta médica. Embora o número de notificações continue aumentando na cidade a evolução tem ritmo moderado, dentro da expectativa das autoridades de saúde. “Temos hoje 129 casos suspeitos notificados, dos quais dois foram confirmados – e já estão curados –, outros 67 foram descartados e 60 seguem em isolamento domiciliar com acompanhamento”, revelou a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini.

População nas ruas

O prefeito Celso Pozzobom, porém, reforça que isso não é motivo para relaxar com os cuidados preventivos, “ainda mais agora que a abertura do comércio aumentou a circulação de pessoas na região central”. Ele lamentou que muitos idosos, principalmente, e famílias com crianças estejam desrespeitando as recomendações do decreto que estabeleceu situação de emergência em Umuarama, para combater a disseminação do vírus.

Em pronunciamento na manhã de ontem (6), quando atualizou o boletim diário de acompanhamento dos casos, Pozzobom disse que a manutenção deste cenário depende da organização e da disciplina da população. “Estamos notando filas nos bancos em alguns comércios, falta de álcool gel para os clientes e famílias passeando pelas ruas, visitando lojas. A população precisa colaborar, mantendo-se em casa e saindo apenas quando for essencial. Ainda assim, não levem crianças e muito menos idosos”, recomendou.

Pozzobom reforçou as recomendações feitas aos lojistas para que o funcionamento seja mantido e disse que, caso esse comportamento da população seja mantido e o número de casos apresente evolução mais rápida, o comércio pode voltar a ser fechado novamente. Lembrou também do toque de recolher, iniciado nesta segunda (que proíbe a livre circulação das 21h às 5h), que deve ser respeitado todos os dias da semana.

“Precisamos seguir essas recomendações, deixar as pessoas dos grupos de risco em casa, usar máscaras – mesmo de fabricação caseira –, manter higienização das mãos e superfícies (com água e sabão ou álcool gel), evitar o contato pessoal (abraços, beijos e apertos de mão) e não compartilhar objetos pessoais. Esse compromisso não é com o prefeito, mas com a sua vida”, completou.