Cotidiano

“Cases de Sucesso” na assistência social são discutidos em encontro em Cascavel

Para a deputada Leandre Dal Ponte, Cascavel tem se destacado no Paraná com as políticas públicas de assistência social

“Cases de Sucesso” na assistência social são discutidos em encontro em Cascavel

 

 

Cascavel – Gestores e técnicos de 50 municípios do estado estiveram sexta-feira (6), reunidos no auditório da Prefeitura de Cascavel, para participar do II Encontro de Gestores da Assistência Social: “Cases de Sucesso”. O encontro reuniu cerca de 170 pessoas conheceram as boas experiências dos programas da assistência social da cidade, entre eles o Promover, ConstRua Cidadão e Felicidade do Idoso.

A secretária nacional da Primeira Infância, Luciana Siqueira de Miranda, falou que o Brasil tem muitas experiências boas para serem compartilhadas dentro da política de assistência social. “O Sistema Único de Assistência Social, o Suas, é uma política muito bem estruturada. Os profissionais do Suas fazem a diferença no território brasileiro. Se a gente quer mudar alguma estatística, temos que começar na primeira infância”, contou, reforçando que este tipo de evento ajuda na reflexão dos profissionais nas boas práticas e incentivam a continuarem os trabalhos.

Para a deputada Leandre Dal Ponte, Cascavel tem se destacado no Paraná com as políticas públicas de assistência social. Ela lembrou que Cascavel é a única cidade do Estado que participa do programa Urban 95, da Fundação Bernard van Leer, que tem sede na Holanda, e usa critérios rigorosos para escolher municípios onde pretende fazer seus investimentos voltados à primeira infância.

 

Sintonia

Durante o encontro o prefeito Leonaldo Paranhos reforçou que esse intercâmbio de informações fortalece a rede de assistência, que precisa estar em sintonia. “Muitas vezes recebemos pessoas de outras cidades, ou gente daqui que vai para outras cidades. O que queremos é ter no Estado do Paraná um programa de assistência social criado pelos municípios”, disse.

Hudson Moreschi, secretário de Assistência Social de Cascavel, destacou que as realidades dos municípios são diferentes, mas a troca de experiências é fundamental para definir quais as melhores formas de intervenção técnica nas políticas públicas. “Ao mesmo tempo em que estamos apresentando, estamos ouvindo os convidados e, também, sabendo das experiências de outros municípios”.

Os participantes também conheceram de perto os principais programas da Assistência Social em Cascavel, entre eles, a Cidade do Idoso, Cras, CCI, Centro Pop, Eureca, Família Acolhedora, Centro da Juventude, Residência Inclusiva, Abrigo de Mulheres, entre outros.

 

Foto: Secom