Cotidiano

Cascavel terá no Cancelli unidade de saúde moderna e ampla

A estrutura com mais de 600 metros quadrados em nada lembra a antiga e vai além do que é preconizado pelo Ministério da Saúde

Cascavel terá no Cancelli unidade de saúde moderna e ampla

Logo na entrada você consegue perceber as grandes mudanças: o pátio é aberto, a sombra é fresca, bancos de praça numa área verde ampla e bem aconchegante.

A arquitetura da nova USF do Cancelli preservou árvores frondosas e valorizou a parte da frente do prédio que logo será entregue para a comunidade. O espaço ficou tão bom que vale a pena reservar alguns minutos para aproveitar com tranquilidade.

A estrutura com mais de 600 metros quadrados em nada lembra a antiga UBS do Cancelli, que tinha 30 anos.

“É um local digno, humanizado e adequado para o servidor prestar serviços para as pessoas que procuram a saúde”, informa o Claudio Evaristo Cesar, assessoria de Projetos e Infraestrutura da secretaria de Saúde.

A construção está pronta, agora falta pouco para que os pacientes passem a receber atendimento no novo prédio.

A secretaria de Saúde informa que espera receber alguns equipamentos para então fazer a inauguração e o início das atividades na nova unidade. Além do ambiente físico, muita coisa vai mudar. De acordo com Claudio Evaristo Cesar, os últimos detalhes estão sendo ajustados para o funcionamento.

“Tivemos alguns atrasos pela pandemia, mas as obras não pararam. Estamos na fase final para montagem de móveis e chegada de equipamentos”, afirma.

Para o arquiteto Carlos Engelhardt, da secretaria de Saúde, o bairro Cancelli terá uma das mais modernas unidades do município. “Chegamos nesse modelo depois de muito estudo, muito além do preconizado pelo Ministério da Saúde”

O funcionamento da unidade terá como foco a atenção primária, atuando na prevenção de enfermidades, que lhe atribui maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população da área de abrangência. A USF deve se constituir no primeiro contato com o morador.

Estrutura

A USF tem recepção, sala de vacina, farmácia, consultório odontológico, escovário, sala de curativos e coleta de material, sala de aplicação de medicamentos, sala de atendimento individualizado, sala de serviço social, sala de inalação coletiva, cinco consultórios, sala de reunião e educação em saúde, sala para os agentes comunitários em saúde, sala administração e coordenação, vestiários masculino e feminino com sanitários, copa, DML, sala de limpeza e desinfecção, sala de armazenamento e estocagem de material esterilizado, almoxarifado, rouparia, shaft/rack, sanitário masculino e feminino, além de estacionamento.

Os investimentos na USF Cancelli somam R$ 2.076.610,41, valor referente à obra, mobiliários e equipamentos.