Saúde

Cascavel: Saúde divulga monitoramento dos casos de covid-19 em lares para idosos e penitenciárias

Os dados são recebidos pela Vigilância Epidemiológica para posterior análise das autoridades local de Saúde

Cascavel: Saúde divulga monitoramento dos casos de  covid-19 em lares para idosos e penitenciárias

Nesta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou novo relatório do monitoramento da covid-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos, República de Idosos e Penitenciárias de Cascavel.

Colaboradores dos lares para idosos e do sistema penitenciário devem obrigatoriamente, por meio de normativas do Ministério da Saúde, Estado e do Município, informar sobre o controle do novo coronavírus dentro desses ambientes.

Os dados são recebidos pela Vigilância Epidemiológica para posterior análise das autoridades local de Saúde. De acordo com o relatório, Cascavel possui cinco instituições para permanência de idosos: (Abrigo São Vicente de Paulo; Casa de Repouso Bethânia; Casa Bálsamo de Gileade; Espaço Integral Master e República de Idosos).

Ao todo, nas referidas instituições 1370 pessoas, entre funcionários e pacientes, foram testados. O relatório apontou apenas 3,7% deles com exame positivo para a covid-19, ou seja, 51 pessoas.

Já o sistema penitenciário, no município, é composto por três instituições: (PEC-Penitenciário Estadual de Cascavel; PIC-Penitenciária Industrial e Cadeia Pública). No sistema carcerário, 289 pessoas (83 detentos e 206 agentes penitenciários) testaram negativo para doença.

Outras 81 pessoas (59 detentos e 22 agente penitenciários) confirmaram o teste para novo coronavírus.

O Departamento de Vigilância em Saúde por meio da Divisão de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, e o Departamento de Atenção em Saúde, por meio da Divisão de Atenção Primária e Divisão de Atenção Especializada não mediram continuam trabalhando para minimizar os impactos da covid-19 no sistema penitenciário.

Clique aqui e confira o boletim completo.