Idosos que utilizam o transporte coletivo podem voltar a usar diariamente, em Cascavel, no oeste do Paraná, o cartão de gratuidade sem restrição de horários, a partir desta segunda-feira (13), segundo a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar).

Conforme a Transitar, apesar da mudança, a portaria mantém restrito o número de vezes que o idoso pode usar o benefício, sendo de até quatro vezes por dia.

Segundo a presidente da Transitar, Simoni Soares, a flexibilização dos horários do beneficio foi adotada para facilitar o deslocamento dos idosos para tratamentos de saúde, mas a restrição do uso continua por ainda ser um período que requer prevenção à Covid-19.

Por causa da pandemia, as alterações têm ocorrido aos poucos, da suspensão total do uso à liberação gradativa. Atualmente, o cartão pode ser utilizado nos horários de entrepicos.

Bloqueio do cartão

Segundo a Transitar, neste período de pandemia, quem utiliza o cartão do transporte coletivo e testa positivo para a doença, tem o cartão bloqueado automaticamente na ValeSim, até que seja cumprido o período de isolamento.

Outra possibilidade de problemas para a utilização pode ser o prazo de recadastramento. Conforme a Transtiar, o passageiro que não utiliza o cartão há algum tempo deve verificar antecipadamente se este está liberado para utilização.

Caso o beneficiário esteja com o cartão bloqueado, deverá procurar a ValeSim, pelo telefone (45) 3036-3738.