Saúde

Cascavel convoca 144 servidores para reforço na saúde

Segundo a secretária, agora será possível a ampliação das equipes da atenção básica para atender todos os serviços e reforçar as Upas, na urgência e emergência

Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) hospital referência para a covid-19 em Brasilia.  Sérgio Lima/Poder360 22.06.2020
Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) hospital referência para a covid-19 em Brasilia. Sérgio Lima/Poder360 22.06.2020

 

 

Cascavel – A Secretaria Municipal de Saúde está convocando 144 novos servidores aprovados no último concurso público para reforçar o quadro em diversos setores. São profissionais médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e administrador hospitalar, entre outros. Os convocados vão repor vagas abertas por pedidos de exonerações.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, que assinou sexta-feira (7) o decreto de convocação, disse que a ideia é de fortalecer as equipes e que desde o início da pandemia o serviço de saúde foi muito mais exigido e que o objetivo é reduzir o tempo de espera de atendimento. Ele relacionou isso com os atendimentos das Upas (Unidades de Pronto-Atendimento), que na quarta-feira (5) superaram a média de 600 atendimentos por dia, registrando cerca de 2 mil.

Para o prefeito essa não é apenas uma demanda de Cascavel. O Paraná, o Brasil e o mundo tiveram que se adaptar à pandemia diante de muitas dificuldades para o setor e, por isso, é necessário sempre manter os quadros completos. Os editais de chamamento dos novos servidores já estão disponibilizados no Diário Oficial do Município.

De acordo com Vanilse Pohl, secretária municipal de Planejamento e Gestão, dos 144 servidores, 110 deles são cargos novos e que a contratação foi possível porque acabou o prazo de vigência da Lei Federal 173, o que permite fazer acréscimos de pessoal que até então estavam sendo feitas por meio de contratações temporárias.

Segundo a secretária, agora será possível a ampliação das equipes da atenção básica para atender todos os serviços e reforçar as Upas, na urgência e emergência.