Cotidiano

Cascavel Caridoso seleciona novas famílias acolhedoras

Programa disponibiliza bolsa-auxílio para famílias que acolherem idosos ou adultos com deficiência que estejam em situação de vulnerabilidade social

Cascavel Caridoso seleciona novas famílias acolhedoras

O programa Cascavel Caridoso está selecionando novas famílias acolhedoras que estejam dispostas a cuidar de idosos ou pessoas adultas com deficiência e que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social.

De acordo com Mary Elene Weber, gerente do Setor de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social (Seaso), nos dias 1º e 2 de setembro será realizada a capacitação inicial das famílias cadastradas. “É um trabalho voluntário, porém o Município custeia uma bolsa-auxilio para suprir os gastos do acolhido”, explica.

A bolsa-auxílio tem valor mensal de R$ 1.031 caso o acolhido tenha algum tipo de renda, como aposentadoria ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para aqueles que não recebem benefício, o valor da bolsa é de R$ 1.540.

Programa

O Cascavel Caridoso é um programa vinculado à Secretaria de Assistência Social  e tem como foco promover os direitos garantidos no Estatuto do Idoso, além de amparar pessoas adultas com deficiência.

As pessoas interessadas em participar do programa devem entrar em contato pelo telefone (45) 99133-3396. É necessário solicitar antecedentes criminais no fórum de Cascavel.

Para participar do programa, as famílias precisam ser residentes em Cascavel há no mínimo 24 meses e ter condições de receber o idoso em situação de vulnerabilidade social e mantê-lo com dignidade, garantindo a manutenção dos direitos básicos. Equipes da Seaso fazem o acompanhamento.

O programa segue os mesmos moldes que o Família Acolhedora, a diferença é que o acolhimento é destinado a adultos em situação de vulnerabilidade e risco social, que não tenham família ou estejam com os vínculos familiares rompidos.