Saúde

Cascavel ativa Centro de Operações de Emergências para enfrentamento do coronavírus

Plano de Contingência Municipal será criado

Cascavel ativa Centro de Operações de Emergências para enfrentamento do coronavírus

Diante da Declaração de Emergência em Saúde Pública Internacional da OMS (Organização Mundial de Saúde) e a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (covid-19) no Brasil, a Secretaria de Saúde de Cascavel ativou o COE (Centro de Operações de Emergências), por meio de portaria interna.

O COE reúne representantes dos principais núcleos de saúde pública do Município e visa garantir uma resposta eficiente aos atendimentos. “Um dos principais objetivos é identificar os possíveis casos suspeitos de coronavírus no Município, fazer as orientações técnicas, encaminhamentos de amostra, orientações para população e divulgação dos casos”, detalha a diretora de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi.

Conforme as informações da portaria, entre as ações do COE estão: elaborar Plano de Contingência Municipal (COVID-10) e estabelecer a utilização de protocolos e procedimentos comuns para a resposta às emergências em saúde pública. O grupo poderá ser ampliado, caso seja necessário. Inclusive, está aberta a hipótese da criação de Grupos de Especialistas Externos para debater questões específicas e apresentar subsídios para a tomada de decisão.

A periodicidade das reuniões do COE será conforme a magnitude e a complexidade do possíveis casos em Cascavel. O grupo só será desativado quando a ameaça for controlada ou encerrada a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

O COE será composto por representantes dos Departamentos e Divisões abaixo:
Gabinete do Secretário Municipal de Saúde
Departamento de Vigilância em Saúde
Departamento de Atenção à Saúde
Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças.