Saúde

Cascavel aplica mais de 238 mil doses de vacinas

Cascavel aplica mais de 238 mil doses de vacinas

O PMI (Programa Municipal de Imunizações), da Secretaria de Saúde de Cascavel, informa que acabaram as doses de vacina contra a covid-19 para público geral nessa terça-feira e que agora espera receber mais doses do Ministério da Saúde para dar continuidade ao cronograma. Até ontem, foram aplicadas mais de 238 mil doses de vacinas, já abrangendo pessoas do grupo com 30 anos.

Até que chegue mais imunizante, segue a vacinação da segunda dose. “Temos que garantir as duas doses para ter a tão sonhada imunidade de grupo e poder voltar ao normal”, ressalta o secretário de Saúde, Miroslau Bailak. “A vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus”.

A única exceção da segunda dose é para quem tomou o imunizante da Janssen, que é dose única.

O PMI não recomenda que a pessoa retorne à unidade de saúde antes ou depois da data agendada na carteirinha. “Se a pessoa perde o prazo indicado corre o risco de não conseguir fazer a segunda dose, porque os vacinadores precisam abrir os frascos do mesmo fabricante, e ter presente o número mínimo de pessoas pois não podemos desperdiçar”.

Outro fator importante é que não precisa madrugar para a segunda dose.

Caso tenha perdido ou extraviado a carteirinha de vacina, pesquise com os servidores do PMI a data que a pessoa tomou a primeira dose da vacina, que fica registrada no sistema e a dúvida poderá ser solucionada.

 

SERVIÇO

O que: SEGUNDA DOSE

Onde: no Centro de Eventos

Quem: Pessoas acima de 60 anos e grupo prioritário

quando: das 8h às 17horas (seg a sex)

 

Quem: Demais grupos que tomaram nas UBSs

Onde: Retornam nas Unidades de Saúde

quando: das 8h às 16h (seg a sex)