Cotidiano

Cascavel adere a programa federal

Começa hoje o mês da terceira idade em Cascavel. Pela manhã, no auditório da prefeitura, são esperados 250 idosos, às 9h, para duas palestras, uma sobre o conselho do idoso e outra focada na qualidade de vida. Será assinada, às 10h, a adesão de Cascavel ao programa federal Brasil: Cidade Amiga do Idoso. “É um programa relacionado a medidas para um envelhecimento saudável e para aumentar a qualidade de vida da pessoa idosa, são oito eixos, e o Município passa por avaliações para conquistar selos”, explica o presidente do Conselho do Idoso e diretor da Secretaria de Assistência Social de Cascavel, Emilio Martini.

Dentre as ações do mês do idoso, no sábado dia 6 será realizada uma capacitação de líderes da terceira idade na Unipar, das 9h às 11h. Já no dia 25, quinta-feira, o tradicional evento FeliCidade do Idoso deve reunir mais de 2 mil pessoas no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, a Expovel.

 

100 mil idosos em 10 anos

Segundo Emilio Martini, Cascavel tem cerca de 32 mil idosos e daqui a dez anos serão mais de 100 mil pessoas na terceira idade. “Esse programa, além de ajudar com recursos, serve para preparar a cidade para toda essa população idosa que vai crescer muito nos próximos anos. É o começo de uma mudança de cultura na cidade”, explica.
 

OAB e idosos

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Cascavel, por meio da Comissão dos Idosos, convida a todos para participar do 2º Encontro Direitos dos Idosos e Qualidade de Vida na Terceira Idade. O evento ocorre na quarta-feira dia 10, das 15h às 17h, na sede da OAB: Avenida Assunção, 668, Bairro Alto Alegre.

O encontro contará com palestras nas áreas do direito, psicologia e saúde, acompanhadas de interação entre os participantes e sorteio de brindes.