Na escola, geralmente, brincar não significa somente se divertir. Quase sempre há por trás de todo brincar um algo a mais que ensina e desenvolve. São tantas as habilidades que devem ser estimuladas e desenvolvidas durante a idade escolar, que a melhor forma possível de se fazer isso é através da brincadeira, pois assim os pequenos aprendem de forma leve e descontraída.

Uma das habilidades necessárias é a coordenação motora fina, que é o tipo de coordenação que precisa do uso dos músculos pequenos das mãos e do antebraço para realizar atividades que requerem maior precisão e refinamento. Essas habilidades se desenvolvem progressivamente ao longo dos anos se as crianças forem estimuladas adequadamente. O estímulo para o desenvolvimento das habilidades motoras finas desde cedo vai permitir à criança, por exemplo, segurar um pincel com precisão e pintar.

Brincadeiras que envolvem coordenação motora fina são excelentes aliadas no processo do desenvolvimento da criança, no decorrer de várias etapas da aprendizagem, em especial no período da Educação Infantil. Essas atividades propiciam a concentração, o domínio corporal, a percepção do espaço e a interação, oportunizando o crescimento e a aprendizagem, de forma significativa, explorando os elementos comuns de nosso dia a dia. Assim, os alunos das turmas dos níveis 4 e 5, do período da manhã, orientados pela professora Aline, desenvolveram suas habilidades, na linguagem corporal, com agilidade e prazer.

O mundo é aqui

Conhecer o mundo em sua grandiosa dimensão e identificar no Globo Terrestre os continentes e Oceanos… Tudo é muito importante para conhecer sempre mais e por isso é essencial ler, pesquisar e estudar. Melhor ainda quando a aula inicia e a professora convida os seus pequenos para realizarem uma caminhada na quadra do Colégio. A animação toma conta de todos que ainda puderam seguir e ouvir os relatos sobre o local. Assim foi uma das aulas que as professoras Fátima e Lariana, acompanhadas pela professora Marinez, da Equipe Pedagógica do Colégio, prepararam e realizaram com os alunos das turmas dos 2º anos: "B" e "C", do Ensino Fundamental 1.

Conhecer os arredores da nossa escola, observando tipos de construções, estabelecimentos comerciais, a sinalização de trânsito, principais características das ruas em que a escola está localizada, foi com certeza uma aula muito importante que leva a explorar as dimensões do mundo, começando ao nosso próprio redor.