Cotidiano

Bombeiros fazem curso de resgate de vítimas presas em veículos

Cerca de 30 bombeiros de diversos estados brasileiros participaram do minicurso de salvamento veicular realizado nesta quinta-feira (22) durante o Seminário Nacional de Bombeiros – Senabom 2018, em Foz do Iguaçu. Promovido pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, o evento reuniu cerca de 3 mil profissionais de terça até esta sexta-feira.

No minicurso, as equipes utilizaram equipamentos e simularam situações de resgate em equipe na área externa do hotel onde ocorreu o evento. É a primeira vez que um curso desses é incluído em uma reunião de Senabom. O instrutor, capitão do CB do Paraná, Davi Daniel Simão, afirma que os bombeiros já possuem experiência em situações de resgate veicular, de acordo com a incidência nos estados de origem, mas vieram ao Paraná para se atualizar e buscar padronização de técnicas.

“Tivemos instrutores do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná e alunos de diversos estados. A intenção foi passar alguns procedimentos mais complexos para os bombeiros que já tem uma experiência em resgate. Já estamos conseguindo chegar em um padrão de excelência europeu”, disse ele.

Os exercícios consistiram em três bases: veículo sob defensa (armação em concreto existente nas margens de rodovias), caminhões (treinamento mais pesado com o atendimento de uma vítima) e o destombamento de um ônibus (na qual as equipes tiveram que fazer a elevação do veículo e depois voltar a posição original através de almofadas pneumáticas).

SENABOM – O Seminário Nacional de Bombeiros ocorre anualmente para reunir profissionais de todos os estados brasileiros a fim de buscar novas tecnologias, atualização de informações e de procedimentos , bem como a padronização de técnicas de bombeiro. Ao longo de três dias de atividades foram oferecidos cursos, wokshops, competições, palestras e apresentação de artigos científicos.