Educação

Biomedicina realiza Semana Acadêmica e Fórum Pedagógico e de Egressos

Eventos frisam atividades de atuação, nas área da acupuntura, toxicologia, embriologia e manipulação de embrião

Uma semana diferenciada para compartilhar conhecimentos e complementar discussões que envolvem as disciplinas estudadas em sala de aula. Essa é a função da Semana Acadêmica, evento que acontece anualmente nos cursos da Universidade Paranaense – Unipar. Realizada neste semestre, ainda repercute a interação da 10ª Semana Acadêmica do Curso de Biomedicina, da Unidade de Cascavel.

Além de oportunizar palestras e apresentações de trabalhos científicos, em conjunto, a graduação realizou outros dois eventos: o Fórum de Egressos e Fórum Pedagógico, cujo foco foi explanar sobre a atividade do Biomédico e a formação profissional na graduação.

Um dos assuntos trazidos durante a Semana foi abordado pela representante do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª região – São Paulo, biomédica Dra. Eneida Mara Gonçalves. A pauta foi ‘Aplicação da Acupuntura e atividade dos Biomédicos’.

A palestrante informou sobre as competências do profissional acupunturista, como uma atividade multiprofissional. O objetivo principal foi apresentar o campo de atividade dentro da Biomedicina e os aspectos tradicionais e científicos dessa terapia milenar, possibilitando fazer um link com a Biomedicina. Também informou passos para se atuar em nível de consultoria, pesquisa, ensino e aplicabilidade.

Outros temas foram elencados por profissionais de renome nas áreas de toxicologia, embriologia e manipulação de embrião. Segundo o coordenador do curso, professor Raphael Sahd, a ideia foi apresentar as habilitações que são tendências de mercado para Biomedicina. As convidadas foram a Dra. Ana Paula Kussler, de Porto Alegre, com a temática ‘Manipulação de embrião’, e a Dra. Lara Santi, de São Paulo, aprofundando conceitos sobre ‘Dopping no esporte’.

Docentes, acadêmicos e ex-alunos prestigiaram o evento, além da participação de membros do Conselho Regional de Biomedicina, que falaram a respeito da profissão e da função do Conselho Regional.