Educação

BETT EDUCAR - Especialistas se reúnem para discutir a construção da educação de que o Brasil precisa

Maior evento de educação e tecnologia da América Latina

Foto - Divulgação
Foto - Divulgação

A educação socioemocional ganhou espaço no currículo das escolas há algumas décadas em razão da inegável contribuição para o desenvolvimento integral do ser humano, desafio imposto pela necessidade de incorporar à dinâmica escolar estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes.

“As competências da educação socioemocional precisam ser ensinadas propositadamente, de forma séria e programática, ou seja, são necessárias a criação e a execução de projetos para que os alunos tenham a oportunidade de praticar essas habilidades que são imprescindíveis à formação integral: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e habilidades de relacionamento”, explica Fabricia Biaso, psicopedagoga clínica e institucional, neuropsicopedagoga e especialista em Educação Inclusiva, mestre pela Universidade de Aveiro (Portugal).

Fabricia é um dos nomes confirmados no Congresso Bett Educar 2019, que ocorre de 14 a 17 de maio no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Com parceria global da Microsoft, a 26ª Bett Educar, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, traz uma extensa grade de conteúdo com a programação de 84 atividades que serão realizadas em seis auditórios, com a participação de mais de 190 especialistas do setor de educação.

No Congresso, a mestre será mediadora do macrotema “A psicopedagogia no dia a dia da escola”.

Fabricia comenta que a psicopedagogia, como interface da educação, ressalta a importância que o caráter socioafetivo tem para a qualidade do processo educacional e o quanto o aprendizado está atrelado a um contexto social. “Vamos abordar o respeito e a expressão de sentimentos e emoções, atuando com progressiva autonomia emocional; a ação em grupo e a demonstração de interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros, além do conhecimento das regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro”, afirma.

Palestras

A aprendizagem socioemocional é assunto também para Eduardo Shinyashiki, mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora e presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki. O especialista é um dos convidados para o ciclo de palestras inspiradoras que acontecem durante o Congresso Bett Educar, sempre ao fim do dia.

A palestra do Eduardo Shinyashiki, “Crie a Escola do futuro hoje!” será no dia 15 de maio, às 17h30.

Shinyashiki pretende abordar a importância das competências socioemocionais para os educadores e alunos, bem como a implementação que, associada aos conhecimentos técnicos, oferece o diferencial que cada estudante pode obter, ou seja, o poder de ser único e protagonista da própria realidade.

“A aprendizagem social e emocional é o processo em que os jovens podem adquirir e aplicar efetivamente os conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para compreender e gerir emoções, definir e atingir metas, sentir e mostrar empatia com os outros, estabelecer e manter relações positivas e tomar decisões responsáveis para que possam ter o direito e a oportunidade de escolher o futuro”, diz Shinyashiki.

Principais ferramentas neurocientíficas

Ainda no Congresso Bett Educar, outra temática de destaque é a de como a neurociência pode ser uma aliada na aprendizagem. O professor e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada da Universidade Federal do ABC, João Ricardo Sato, explica que a intenção é apresentar alguns mitos e evidências científicas relacionados à interface entre a neurociência e a educação.

Sato explica que pretende responder o quão úteis e fortes são as evidências encontradas até o momento que comprovam que a neurociência tem grande potencial para contribuições na educação e qual é o nível de evidência científica que embasa algumas práticas. “Na apresentação vou mostrar as principais ferramentas neurocientíficas que podem ser utilizadas na exploração desta interface entre as duas áreas e algumas aplicações do grupo de pesquisa da UFABC, com atividades realizadas em escolas da rede pública”, diz o professor, que acrescenta ainda: “A palestra terá caráter introdutório e será voltada para o público leigo, com foco nos princípios conceituais e limitações relacionadas à neurociência”.

A palestra “Aplicações de Neurociências em Educação: uma busca por evidências” será dia 14 de maio às 14h30.

Fórum e Workshops

Além do Congresso, a grade de conteúdo da Bett Educar apresenta o Fórum de Gestores voltado para os mantenedores e os gestores de unidades escolares e de ensino superior. Nesse espaço, as palestras vão abordar questões que incluem aspectos políticos, econômico-financeiros e questões legais, bem como a transformação digital das instituições, dos modelos de formação e da adaptação do ensino e da aprendizagem ao mundo de hoje e do futuro.

Como participar

Para inscrições e mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] e/ou (11) 3042-7784. A programação de conteúdo completa está no site do evento: www.bettbrasileducar.com.br.