Cotidiano

BC alemão propõe elevar idade para aposentadoria para 69 anos

FRANKFURT – Enquanto no Brasil se discute uma reforma da previdência social, com a definição de uma idade mínima para requerer o benefício ? que hoje só existe no funcionalismo público ?, na Alemanha, o Bundesbank, o banco central do país, quer que a idade mínima seja elevada para 69 anos até 2060.

Há dez anos, a Alemanha definiu que a idade subiria, gradualmente, de 65 para 67 anos, a mudança passará a valer para todos os candidatos à aposentadoria a partir de 2029. O BC alemão estima que este aumento não será suficiente para que o governo mantenha as pensões estatais dentro dos níveis definidos como meta.

Se não fizer novo aumento da idade mínima, o país arrisca enfrentar dificuldade para cumprir com os compromissos com os pensionistas, afirmou o Bundesbank nesta segunda-feira.

O sistema de pensão estatal tem boa saúde financeira atualmente, mas vai ficar pressionado nas próximas décadas, quando a geração dos baby-boomers começar a se aposentar em um cenário no qual haverá menos trabalhadores mais novos para ocupar essas vagas, segundo o relatório do Bundesbank.

?Mais mudanças são inevitáveis para assegurar a sustentabilidade financeira (do sistema estatal de pensão)?, destacou o banco em seu relatório mensal.

CRÍTICAS A SCHAEUBLE

É improvável que a proposta se mostre politicamente palatável antes das eleições de 2017.

?Este governo apoia a aposentadoria aos 67 anos. A aposentadoria aos 67 anos é uma medida sensata e necessária dado o desenvolvimento demográfico da Alemanha. É por isso que nós vamos implementá-la como nós concordamos ? passo a passo?, disse Steffen Sibert, porta-voz do governo alemão.

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, foi criticado por parceiros da coalização Social Democrata, da qual faz parte, em abril, quando propôs ligar a idade da aposentadoria à expectativa de vida da população.

Os cálculos do Bundesbank mostram que uma idade mais elevada para requerer a aposentadoria vai permitir que o governo lide com o retorno abaixo do esperado do dinheiro investido pelo sistema de pensão ? uma referência implícita aos juros ultrabaixos, e até negativos, do Banco Central Europeu.