Cotidiano

Audiências definem melhorias em escolas

Pintura, melhorias em quadras esportivas, muros e portões, reformas em banheiros, laboratórios, serviços na rede elétrica e hidráulica

Foz – Pintura, melhorias em quadras esportivas, muros e portões, reformas em banheiros, laboratórios, serviços na rede elétrica e hidráulica. Essas foram as principais escolhas da comunidade escolar, que na última semana definiu prioridades de obras em mil escolas da rede pública estadual. 

As audiências foram o passo inicial do programa Escola 1000, que será lançado oficialmente pelo governador Beto Richa no dia 27 de setembro. Cada escola receberá R$ 100 mil para fazer reparos e melhorias. “A ideia era ouvir a comunidade antes, para que as obras sejam escolhidas pela população”, explicou o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, avalia que as audiências públicas foram proveitosas. “O envolvimento e a participação de todos no dia a dia da escola é um dos pilares da nossa atuação. E ninguém melhor que os frequentadores da escola para apontar o que é mais importante”, disse Ana Seres.

Metade

Quase a metade das 2,1 mil unidades da rede pública estadual será contemplada, beneficiando diretamente cerca de meio milhão de alunos, além de movimentar o comércio local com a contratação de serviços e compra de materiais. No Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng, de Foz do Iguaçu, os banheiros serão reformados. O diretor Paulo Roberto da Rocha afirma que é um investimento necessário, que incluirá troca de louças sanitárias e o piso. A quadra também ganhará pintura nova.