No dia em que parte de Foz do Iguaçu era devastada por um temporal, a organização do 11º Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular fazia a entrega oficial de mais de dez toneladas de alimentos arrecadados durante o evento, promovido no dia 11 de novembro com apoio da Itaipu Binacional. A entrega foi nessa quarta-feira (12), no Lions Clube Foz do Iguaçu Cataratas. Um total de 21 entidades assistenciais foi beneficiado diretamente pela ação, que envolve uma centena de voluntários.

Participaram da solenidade, na noite de quarta, representantes das entidades que abraçaram o evento e das instituições contempladas. Mais de cem pessoas receberam um certificado de participação.

Em onze edições, são mais de 50 toneladas de alimentos doados por uma iniciativa que começou como uma brincadeira e, aos poucos, foi se incorporando ao calendário de eventos de Foz do Iguaçu. O torneio, que tem um caráter de conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, solidário, integra campeonato de arremesso de celular e recolhimento de lixo eletrônico. No mesmo dia, os organizadores colocam à disposição da população um ponto de arrecadação para destinação adequada de lixo eletrônico e outro para receber os alimentos para ajudar entidades carentes.

Os celulares voam alto e a iniciativa mata a fome de muita gente. O idealizador do campeonato e empregado da Segurança Empresarial da Itaipu, Gabriel de Campos Neto, diz que a ação tomou uma grande proporção graças à ajuda de voluntários, formados por pessoas que vão atrás de doações, e também pela contribuição do empresariado, que também ajuda. “Para muitos 'sim', recebemos muitos 'não' também”, diz Campos Neto, que não desanima diante de uma negativa.

Este ano, o idealizador chegou a anunciar o cancelamento do evento nas redes sociais, mas a usina de Itaipu, que sempre apoiou o arremesso, mais uma vez garantiu o espaço e a infraestrutura logística do espaço do Gramadão para receber o campeonato.

A superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Patrícia Iunovich, disse que o evento tem ainda um viés turístico importante. A ação, que já ganhou projeção nacional, em vários programas de esporte na tevê, principalmente, mostra ao mundo inteiro que Foz do Iguaçu, agraciada pelas belezas das Cataratas do Iguaçu e a magnitude da Itaipu Binacional, é uma cidade de gente solidária. Em todas as edições, a usina esteve presente.