Saúde

Após disputa judicial, exames de Bolsonaro são divulgados; todos deram negativo para covid-19

Foram feitos três exames e todos deram negativo

Após disputa judicial, exames de Bolsonaro são divulgados; todos deram negativo para covid-19

Após determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), foram tornados públicos nesta quarta-feira (13) o resultado dos exames feitos pelo presidente Jair Bolsonaro para testar se ele estava infectado pelo novo coronavírus. Os três deram negativo.

O presidente entregou exames com codinome (Airton Guedes e Rafael Augusto), mas o CPF, o RG e os documentos informados nos papéis são de Bolsonaro.

Os exames foram divulgados depois de o Estadão entrar com uma ação no STF para obrigar que a informação fosse divulgada para a sociedade brasileira em nome do interesse público em torno da saúde do presidente. A Justiça Federal de São Paulo e o TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) garantiram ao Estadão o direito de ter acesso aos documentos.

Dos três exames, dois foram feitos no Sabin e um no Fiocruz.

No mês passado, o presidente disse que era prática corriqueira o uso de codinome para fazer exames: “Eu sempre falei com o médico: ‘Bote o nome de fantasia porque pode ir pra lá, Jair Bolsonaro’ já era manjado, principalmente em 2010, quando comecei a aparecer muito, né?! Alguém pode fazer alguma coisa esquisita. Em todo exame que eu faço tem um código”.