Cotidiano

Animais do Bosque Guarani vão ganhar presentes de Natal

Foz do Iguaçu – Aproveitando o período de festas do fim de ano, a equipe de funcionários do Zoo Bosque Guarani, em Foz do Iguaçu, está preparando um cardápio repleto de surpresas para os animais que habitam o local. Nesta quarta-feira, às 10h, caixas e pacotes decorados com motivos natalinos serão usados para disfarçar os alimentos que integram a dieta regular de diversos animais, entre eles os macacos, pássaros e a onça Teca.

Além do cardápio usual, serão introduzidos picolés de fruta para os macacos, gelatinas e pudins para os saguis e micos, e enfeites natalinos com ração colorida para as araras e papagaios. Os jabutis irão receber uma sequência de flores de hibisco. A onça Teca vai ser presenteada com sua porção de carne em uma caixa de presente fechada, que ela terá que abrir para encontrar o alimento. A atividade, conhecida como enriquecimento ambiental, tem por objetivo aguçar a curiosidade dos animais, quebrando a forma rotineira de oferta dos alimentos e com isso espera-se minimizar o stress de cativeiro, comportamento que alguns animais apresentam durante seu ciclo de vida.

O Zoológico Bosque Guarani está sob a gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e é mantido exclusivamente com verbas públicas municipais. Inaugurado em 1996, completou 21 anos e cumpre importantes objetivos na preservação das espécies, muitas delas ameaçadas de extinção, como a onça pintada. Vários animais, vítimas do tráfico internacional, acabam acolhidos no Zoo.