Cotidiano

Alunos e funcionários da rede municipal de Foz passam por testes de covid-19

Alunos e funcionários da rede municipal de Foz passam por testes de covid-19

A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu realizará nesta sexta-feira (30) as coletas de exames do tipo RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 em alunos e funcionários das cinco escolas que retomarão as atividades presenciais na segunda-feira, dia 03 de maio.

A testagem acontecerá das 8h às 11h nas escolas Josinete Holler e Papa João Paulo I e das 14h às 17h nas escolas Jardim Naipi, Osvaldo Cruz e Princesa Isabel. A realização do exame foi um dos critérios estabelecidos pela Prefeitura para o retorno gradual das aulas presenciais.

Nesta primeira etapa, alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental retomarão as atividades no modelo híbrido – intercalando as aulas presenciais com o ensino remoto. Esse formato se faz necessário para atender o protocolo de segurança, que prevê apenas 30% da capacidade das salas.

A secretária de educação, Maria Justina da Silva estará na escola Josinete Holler, a partir das 8h30. Ela acompanhará a testagem e também fará a coleta para o exame, já que frequentará as instituições de ensino na próxima semana para acompanhar o retorno dos alunos. “Estamos muito otimistas com esse retorno. As escolas estão muito bem preparadas e organizadas para receber as crianças. Nos últimos dias, reforçamos os protocolos de prevenção e os servidores estão interados de todas as medidas de segurança”, afirmou Justina.

Serão feitas cerca de 300 coletas de exames RT-PCR nesta sexta-feira. A testagem para covid será refeita em quinze dias para o monitoramento da Secretaria de Saúde. “Esse monitoramento nos dará segurança para um próximo passo. O retorno destas cinco escolas já uma vitória, mas, para podermos voltar com todas, o desafio é muito grande. São 25 mil alunos e mais de 3 mil profissionais da educação. Precisamos agir dentro da realidade, com cautela e prioridade pela saúde, porque ainda estamos em pandemia”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

Serviço

Testes para Covid-19 em alunos e funcionários de escolas
Dia 30 de abril
Horário: 8h30
Local: Escola Josinete Holler (Av. Paraná, 5221 – Vila A)