Educação

Alunos de Arquitetura começam elaboração de estudos para moradias de assentamento rural

Alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG estiveram no assentamento Valmir Mota, às margens da BR-277, em Cascavel. A intenção foi conhecer a área, uma vez que o curso irá desenvolver estudos para paisagismo dos terrenos a convite da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná).

O sociólogo da Companhia, André Simion, foi quem fez a solicitação à coordenação do curso. "Estamos desde o início do semestre trabalhando em cima de estudos de modo que as propostas vislumbrem também estratégias sustentáveis e fáceis de serem aplicadas, tendo em vista que, de modo geral, são os próprios moradores que acabam executando", explica a professora, Renata Esser, que integra o grupo de docentes responsável pelo Estágio Supervisionado, disciplina em que a ação está sendo executada.

Na visita, os alunos puderam conhecer a estrutura do assentamento e também das casas que estão sendo executadas, para que assim, compreendam melhor a aplicabilidade das propostas que eles estão elaborando. "Serão estudos preliminares, ou seja, sem responsabilidade técnica. O trabalho proposto aos alunos de estágio supervisionado na área de projeto, mais uma vez, visa exercer a função social do Laboratório de Projetos do Curso de Arquitetura no sentido de contribuir com a sociedade e ainda fomentar a aprendizagem da cidadania para os nossos alunos", complementa Renata.