Cotidiano

Alunos da Rede Municipal são premiados em projeto do Ministério Público do Trabalho

O Projeto Resgate a Infância - MPT na Escola 2022 foi desenvolvido nas Escolas Municipais, com os alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental...

Alunos da Rede Municipal são premiados em projeto do Ministério Público do Trabalho

Na manhã de hoje (10), no auditório da prefeitura, durante o Seminário Municipal de Sensibilização ao Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil, aconteceu a premiação e certificação dos alunos da Rede Municipal que participaram do Prêmio MPT (Ministério Público do Trabalho) na Escola e foram selecionados para a etapa estadual do Concurso.

O Projeto Resgate a Infância – MPT na Escola 2022, com o Tema: A Escola no Combate ao Trabalho Infantil, foi desenvolvido nas Escolas Municipais, com os alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental. A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Sonia Soares, explicou que em Cascavel o projeto é realizado desde de 2019 e este ano foi desenvolvido com 160 turmas, alcançando quase 4 mil alunos. “O Tema foi trabalhado em sala de aula pelos professores, no sentido de conscientizar alunos, comunidade e sociedade em geral sobre temas relativos aos direitos da criança e do (a) adolescente – especialmente os relacionados ao trabalho infantil.”.

Os professores das turmas participaram de capacitações oferecidas pelo MPT, de forma online e em seguida as escolas iniciaram as atividades com as turmas, utilizando material de apoio que é disponibilizado também pelo MPT. Além disso, as unidades escolares receberam a orientação de trabalhar a temática, por meio de palestras, com toda a comunidade escolar, incluindo a família dos alunos.

A partir do tema, os alunos produziram trabalhos literários, artísticos e culturais, que foram inscritos na Secretaria de Educação, pelas unidades educacionais, a fim de serem selecionados para a Etapa Municipal do Prêmio MPT na Escola.

E os finalistas, selecionados em cada categoria, divulgados através da Portaria nº 206 de 09 de junho de 2022 – GAB/SEMED, na Etapa Municipal, que receberam a certificação na manhã de hoje, são:

I – Categoria Conto:
º Lugar: Laura Melnich Barros (Escola Mun de Campo José de Alencar)
2º Lugar: Maria de Fátima Vargas Sanches (Escola Artur Carlos Sartori)

————————————–

II – Categoria Desenho:
1º Lugar: Dulce Maria Somariva (Escola Luiz Vianey Pereira)
2º Lugar: Karen Bianca Rodrigues (Escola Mun do Campo Tomaz Antonio Gonzaga)
3º Lugar: Alicia Milena Silva (Escola Profº Ademir Correa Barbosa)

—————————————–

III –  Categoria Poesia:

1º Lugar: Cesar Augusto Flores Bareiro (Escola Profª Maria Aparecida Fagnani Soares)
2º Lugar: Pedro Henrique Bartz da Silva (Escola Profª Kelly Christina Corrêa Trukane Miranda)

Assessoria