Cotidiano

Alunos apresentam espetáculo "A Arte e o Tempo" no Teatro Municipal

Cascavel – O Teatro Municipal de Cascavel foi palco de um verdadeiro show artístico. O espetáculo “A Arte e o Tempo” foi apresentado ontem (21), por alunos do Projeto Transformar, do CEU das Artes, Casa da Cultura Zona Norte e Centro da Juventude.

Na apresentação “A Arte e o Tempo” foi apresentada uma retrospectiva artística/histórica. Partido da década de 50, os alunos e artistas contaram um pouco das mudanças ocorridas ao longo do tempo, na política, na economia, na sociedade, mas especialmente na Cultura, dando ao espectador a experiência de se identificar e reviver momentos históricos. O espetáculo contou com a integração do teatro, da música, poesia e da dança.

A Secretária de Cultura, Cleia Kazmierski, destaca a relevância do evento da última noite. “O espetáculo foi lindo e muito importante para demonstrar todo o trabalho realizado em benefício da descentralização da cultura no nosso município, já que está presente em muitos bairros de Cascavel. Esses projetos, especialmente o Transformar que neste ano atendeu mais de mil alunos, em 10 espaços diferentes, estão mudando a vida de crianças, adolescentes e adultos, de todas as idades, por meio da cultura e da arte”.

“O espetáculo foi realmente muito lindo. Os alunos demonstraram todo o seu talento e o resultado do que foi trabalhado nas oficinas do Projeto Transformar durante o ano”, destacou o prefeito Edgar Bueno.

Projeto Transformar
O Projeto Transformar teve início em 2010, com o intuito de disseminar cultura nos bairros de Cascavel, oferecendo aos alunos, de forma gratuita, aulas de diversas expressões culturais. Descentralizando as atividades da Secretaria da Cultura, são desenvolvidas aulas de artes plásticas, música e dança.

Com isto, já foram revelados inúmeros talentos, uma vez que anualmente os alunos se apresentam ao término das atividades do projeto, como forma de experimentação da emoção de ter a plateia diante do trabalho artístico.

Os alunos do projeto participaram ainda de inúmeros eventos da Secretaria de Cultura, como a homenagem feita no Dia da Mulher, no Centro Cultural Gilberto Mayer, a participação nos Festivais, no aniversário do Teatro Municipal de Cascavel com o espetáculo “A Volta ao Mundo do Cinema”, na Festa do Morango e outros eventos. Além disso, realizaram exposições no Teatro Municipal, participando também de diversas oficinas de forma gratuita ao longo da programação dos festivais de música, dança, teatro e cinema.

Neste ano, os cursos foram desenvolvidos nos seguintes locais: Teatro Municipal de Cascavel, Centro Cultural Gilberto Mayer, Casa da Cultura Zona Norte, Hospital Universitário, Unioeste, Sucursal da Biblioteca, Cras Cascavel Velho, CEU (Centro de Esportes e Artes Unificados) Jair João Bordignon, Colégio Estadual Horácio Reis, Colégio Estadual Pacaembu, Centro da Juventude Professor Jomar Vieira de Rocha, Cras 14 de Novembro.