Cotidiano

Aldeia urbana

O vaivém de indígenas entre Cascavel e a Aldeia Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras, é uma questão constante. Sem espaço para serem abrigados, os índios costumam ficar nas proximidades da Estação Rodoviária de Cascavel e, nesta semana, dezenas deles acamparam e está no espaço comercializando seus artesanatos.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, nesta época do ano é normal aumentar o número de indígenas no perímetro urbano de Cascavel. Eles comercializam seus produtos principalmente nos cruzamentos de vias onde há semáforos.

A Secretaria de Ação Social disse que entrou em contato com o novo cacique da tribo, que se comprometeu em vir a Cascavel para discutir a questão da presença dos índios na cidade.

“Todos os dias os índios são abordados e convidados a voltarem à aldeia, com o auxilio da prefeitura no transporte, todavia não está acontecendo pois preferem ficar na cidade, vendendo os produtos e a Assistência só consegue levá-los quando expressarem a vontade própria do retorno”, informou a Prefeitura em nota.

Ainda de acordo com a Prefeitura, os indígenas estão autorizados pelo cacique a ficarem fora da aldeia por 30 dias. “A Secretaria está aguardando a vinda do chefe da tribo para uma solução mediadora para o retorno dos índios”, informou.