Cotidiano

Agendamentos de mamografias será realizado no Terminal Oeste pela LFCC

Ação é organizada pela Legião Feminina de Combate ao Câncer em parceria com o Hospital do Câncer Uopeccan.

Agendamentos de mamografias será realizado no Terminal Oeste pela LFCC

Nesta sexta-feira (18), em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, a  LFCC realiza uma ação relacionada ao Outubro Rosa em parceria com a Uopeccan, as legionárias estarão no Terminal Oeste, próximo à Rodoviária de Cascavel das 8h às 17h, agendando exames de mamografia.  O exame é realizado em mulheres a partir dos 40 anos.

Além da mamografia as legionárias estarão agendando exames de PSA e preventivos, em parceria com o laboratório da Unipar.

Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença grave que se não tratada pode ser fatal. A doença acomete cerca de 60 mil mulheres, a boa notícia é que, devido aos métodos modernos de tratamento, o câncer de mama pode ser curável, desde que diagnosticado no início. A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos façam a mamografia anualmente, e, mulheres em idade fértil realizem o autoexame ao menos uma vez ao mês.

 Autoexame das mamas

O  autoexame  das  mamas  pode  e  deve  ser  feito  rotineiramente  pelas mulheres.  Basta que a mulher faça a palpação das mamas regularmente quando se sentir confortável  para  isso.  Desta  forma,  quando  surgir  algo  diferente  nas  mamas, como um nódulo (caroço) que é a principal forma de apresentação da doença, este será percebido e será um sinal de alerta para busca de avaliação médica. Mamas com  pele avermelhada  ou retrações e  saída de secreção espontânea pelo mamilo também devem ser levados em conta.

Tratamento

Mesmo  as  modalidades  mais  modernas  de  tratamento  do  câncer  de mama,  que  incluem  cirurgia,  quimioterapia,  radioterapia  e  imunoterapia  são oferecidas  pelo  SUS.  Em  Cascavel,  o  Hospital  do  Câncer  –  UOPECCAN  – está credenciado pelo Ministério da Saúde para tratar mulheres portadoras de câncer  de  mama.  É  muito  importante  ressaltar  que  quanto  antes  for  feito  o diagnóstico,  menos  agressivo  será  o  tratamento,  com  real  possibilidade  de cura.  Além  de  médicos,  mulheres  com  câncer  de  mama  devem  receber  atenção  de  equipe  multiprofissional  treinada,  que  conte  com  profissionais  de áreas  da  saúde  como  enfermagem,  assistência  social,  fisioterapia,  nutrição, entre outras.

 Agendamentos de mamografia

A Uopeccan disponibiliza exame de mamografia gratuitamente. Para agendar diretamente na instituição basta entrar em contato através do (45) 2101-7015 e presencialmente na Uopeccan, na Rua Itaquatiaras, 769, Santo Onofre, Cascavel ou na Av. Paraná, 7592, Zona III em Umuarama – (44) 2031-0754.