Cotidiano

Adolescente de 15 anos morre sufocada após ser isolada por estar menstruada

gettyimages-136061099.jpgKATHMANDU ? Uma adolescente de 15 anos morreu sufocada após ser obrigada pela família a ficar presa num cômodo sem ventilação por estar menstruada. O corpo de Roshani Tiruwa foi descoberto pelo pai no último domingo, numa cabana de pau a pique no vilarejo de Gajra, no distrito de Achham, a 440 quilômetros da capital do Nepal, Katmandu.

? Estamos esperando pelo resultado da autópsia para a causa da morte, mas nós acreditamos que ela morreu por sufocamento ? disse o inspetor da polícia local Badri Prasad Dhakal, em entrevista à Reuters. ? Ela acendeu uma fogueira para se manter aquecida antes de ir dormir na cabana que não tinha ventilação.

A prática de isolar mulheres menstruadas é uma antiga tradição hindu, banida há mais de dez anos no Nepal, mas que continua sendo posta em prática pela população. Conhecida como Chhaupadi, a prática prevê que meninas e mulheres sejam postas em abrigos para animais durante a menstraução porque são consideradas impuras. Roshani é a segunda menina a morrer por esse motivo na região apenas neste mês.

O Chhaupadi foi proibido no Nepal em 2005, mas relatos esporádicos de meninas e mulheres mortas por ataques de animais selvagens ou picadas de cobra, ou de estupros enquanto estão em isolamento, mostram que a antiga prática continua em áreas remotas do país.

Algumas comunidades acreditam que sofrerão consequências ruins, como desastres naturais ? os terremotos são comuns no país ? caso meninas e mulheres não sejam isoladas durante a menstruação. Elas também são proibidas de beber leite e recebem pouca alimentação durante esse período.

Ativistas acusam o governo de lidar de forma inadequada com práticas como o Chhaupadi e o casamento infantil no país. Já o governo alega que não é possível combater costumes milenares da noite para o dia.

? Nós lançamos diferentes projetos, mas remover práticas que estão enraizadas na sociedade é difícil ? disse Binita Bhattarai, funcionária do Ministério para o Bem-estar da Mulher e da Criança. ? Mudar conceitos e atitudes sociais é um processo demorado.