Agronegócio

A homeopatia na cultura da soja no oeste do Paraná

Um grupo de produtores e técnicos do Município de Palotina participou nesta semana de uma oficina sobre homeopatia na cultura da soja. A atividade foi realizada pela Biolabore (Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná), integrada com Itaipu Binacional, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com administração municipal de Palotina, Emater, grupo de homeopatia do oeste do Paraná e Associação dos Produtores Orgânicos de Palotina. O trabalho foi dividido entre prática de campo e abordagem teórica.

Conforme o assessor técnico da Biolabore, Juliano Casagrande, o objetivo da oficina foi de abordar a condução e a aplicação da homeopatia na soja. Palotina foi escolhido para desenvolver a dinâmica porque está entre os municípios do Paraná com maior área de soja orgânica certificada e, consequentemente, referência no uso de homeopatia em larga escala.

No período da manhã foi visitada uma área de 35 alqueires, certificada há três anos. No local foi possível conferir na prática como é feita a aplicação da homeopatia nos diferentes ciclos da cultura em busca de diminuir custos, eliminar pragas e equilibrar o sistema. Conforme Casagrande, outras práticas também são adotadas, caso da agricultura biológica, com uso de substâncias agroecológicas permitidas pela legislação de agricultura orgânica.

Na segunda propriedade visitada, uma área de 16 alqueires, foram compartilhadas experiências com abordagem aos avanços e desafios na homeopatia integrada a outras práticas, caso do monitoramento de pragas e doenças, trabalho que é feito no município de Palotina pela Emater.

Juliano Casagrande frisa as questões técnicas relacionadas à aplicação da homeopatia, o que foi abordado pela Biolabore por intermédio de uma palestra proferida no período da tarde. O foco foi a escolha de medicamentos e sua aplicação na cultura da soja, seguida de estudo e relatos de experiências entre os presentes, caso do vice-prefeito Chico Brum, do secretário Agricultura e Gestão Ambiental, Antoninho Chechi, técnicos e produtores.

A oficina se caracteriza como um evento multiplicador de incentivo à agricultura sustentável e de baixo custo, segundo Casagrande. A intenção é manter a agenda anual para ser abordado o tema.