Cotidiano

A dois dias do julgamento final do impeachment, Temer recebe senadores

BRASÍLIA – A dois dias do início do julgamento final do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, no Senado, o presidente interino Michel Temer recebe seis senadores no Palácio do Planalto nesta terça-feira. Nesta segunda, outros dois senadores foram ao Palácio do Planalto.

Todos os oito senadores com reuniões agendadas com Temer nos últimos dois dias votaram sim ao afastamento da petista no último dia 10 quando o plenário da Casa aprovou, por 59 votos a 21, o parecer da comissão especial de impeachment no Senado e decidiu torná-la ré. São eles: Edison Lobão (PMDB-MA), João Alberto Sousa (PMDB-MA), Roberto Rocha (PSB-MA), Ciro Nogueira (PP-PI), Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e Eduardo Amorim (PSC-CE), nesta terça, e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) e Wilder Morais (PP-GO) na segunda.

Nessa votação, que teve 59 votos pró-impeachment, eram necessários 40 (metade mais um) para dar seguimento ao impeachment. No julgamento final, que começa nesta quinta-feira e deve durar cerca de seis dias, é preciso que 54 senadores (dois terços do plenário) votem pela destituição de Dilma Rousseff.

A agenda oficial do presidente interino Michel Temer previa somente uma audiência às 10h com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e membros do Instituto Coalizão Saúde. Logo após a reunião, as reuniões com senadores foram incluídas, e devem acontecer até o final da tarde.