Agronegócio

A cooperação entre os pequenos

Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram de uma comemoração em Missal. A programação incluiu brincadeiras coletivas e cooperativas que proporcionam o exercício da socialização cotidiana, fazendo com que as crianças aguçassem sua capacidade de escuta, de diálogo e de participação nas atividades de cunho coletivo, relacionando-se melhor com colegas de sala e professores.

O evento teve como tema "Cooperação e Sociabilidade na Infância" e faz parte do Programa Cooperjovem da Lar Cooperativa Agroindustrial, em parceria com o Sescoop/PR. A diversão e o aprendizado lúdico, que surpreendeu e animou as crianças, foi realizada pelo Grupo Parabolé.

Participaram da programação 1,2 mil alunos da rede municipal de Missal e da Escola do Campo de Mara Lúcia – Medianeira e mais 70 professores.

A secretária de Educação, Cultura e Esportes de Missal, Clarice Grings Friedrich, destacou a importante parceria com a Lar Cooperativa e o Sescoop/PR no trabalho desenvolvido durante o ano e na comemoração com as crianças: “A adesão ao programa Cooperjovem foi feita em 2011 e foram verificados bons resultados no trabalho de cooperação entre crianças, professores e comunidade nesses sete anos de atividades. As escolas têm uma programação, o seu projeto, que é desenvolvido a cada 15 dias com os alunos, e agrega o objetivo maio que é a cooperação”.

Prêmios e diversão em Palotina

Três dias de festividades com a mobilização de 1.680 alunos para o Programa Cooperjovem com revelação e premiação dos ganhadores do concurso de desenhos da região de Palotina. Brendha Nicoly de Souza, aluna da professora Renata Ribeiro de Lazari, da Escola Municipal Celino Rocha de Araújo, ganhou uma bicicleta de 18 marchas, a educadora um kit de bolsas personalizadas e a escola um vale compras no valor de R$ 1 mil. A festa mobilizou na Asfuca, 496 alunos de 22 turmas do 4º ano de Palotina.

Com direito a muita diversão coordenada pelos acadêmicos da Unipar, as crianças brincaram, dançaram, comeram lanches, pipocas, algodão doce, frutas, beberam muita água, sucos, refrigerantes e ainda deram muitas gargalhadas e seguraram a respiração com o show de contorcionismo e malabarismo da trupe do Circo Ático, de Toledo.

Na sua 20ª edição, o Cooperjovem trabalhou em sala de aula os fundamentos cooperativistas que culminaram na produção desenhos com o tema "C.Vale 55 anos, construindo o futuro".