“No coração de cada animal abandonado mora o desejo de ser amado”. Essa frase reflete bem sobre os trabalhos desenvolvidos no Projeto Veterinário Mirim, desenvolvido no município de Toledo. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Educação, com apoio do Conselho Municipal de Proteção dos Animais (CMPA).

Esta é a 5ª edição do projeto e têm como tema “Seja um humano legal não abandone seu animal”. A solenidade de certificação dos participantes aconteceu no auditório da Prefeitura nesta terça-feira (27).

A atividade é voltada aos 4º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. Neste ano participaram 25 das 36 Escolas Municipais, com participação de mais de 1600 estudantes, destes, 54 foram selecionados alunos como Veterinário Mirim. O projeto contou com 45 professores. A proteção animal está prevista na Constituição Federal de 1998, no Art. 255.

O projeto incube ao poder público proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma de lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção da espécie ou submetam os animais a crueldade.

Um dos participantes do projeto é o estudante Maykon Rian, de 9 anos. “Eu gostei muito de participar dessa atividade. Pude apresentar um pouco mais de como cuidar dos animaizinhos. E com certeza vou proteger são os meus”.

O Prefeito Lucio de Marchi exalta a força deste projeto no município. “A dedicação dos profissionais que estão a frente desta atividade é perceptível. O projeto que tem como objetivo a sensibilização dos professores e educadores, para que repassem aos seus alunos, demonstra que há uma conscientização da guarda responsável e outras ações importantes desse tema”.

Lucio aproveita para lembrar às crianças a importância da proteção do animal. “Em casa temos um cachorrinho que é muito amado por todos. É o Fred. Nós cuidamos dele e isso é revertido em amor e carinho. E este é um conselho para que deixo para todas as crianças, cuidem de seus animaizinhos”, salienta Lucio.

A Presidente do CMPA, Maria Cecília de Lima Rorig, avaliou o projeto positivamente. Ela destaca que a ação vem melhorando ano após ano. “O desenvolver dessa ação vem dando uma noção básica de responsabilidade à proteção dos animais para as crianças da rede de ensino de Toledo. Trabalhar isso dentro da sala de aula demonstra o interesse na preservação da vida animal como um todo”.

O Secretário do Meio Ambiente, Neudi Mosconi, salienta que a formação das crianças que estão inseridas nesse projeto são para fomentar a relação com meio ambiental, de forma geral. “Inserir a pessoa desde a sua infância nesse contexto de ensino valoriza o próximo. Com o objetivo de possibilitar uma aprofundamento nesse tema, visando a qualidade de vida no meio social. É importante valorizar esse tipo de trabalho, e para o ano que vem vamos buscar melhorias neste projeto”.