RIO – Se tecnicamente a Coreia do Norte e a Coreia do Sul estão em guerra e constante estado de tensão, há quilômetros de distância, nos Jogos Olímpicos Rio-2016, duas ginastas representantes dos países são o símbolo de uma trégua. Unidas desde antes do início dos Jogos, as atletas que treinam sempre juntas e discretas registraram a amizade numa selfie que logo povoou as redes.
Quem fez o registro foi a pequena sul coreana Lee Eun-jo, de 17 anos, dez a menos que a nova amiga da parte Norte Hong Un Jong. Lee assume o desafio de substituir a ginasta titular da Coreia do Sul, que se machucou no fim da semana passado e acabou afastada. Já Hong é esperança de medalha para a Coreia do Norte, que enviou apenas 31 atletas para os Jogos. Na Olimpíada de Pequim, em 2008, ela conquistou uma medalha de ouro no salto sobre o cavalo.
As duas costumam treinar no Parque dos Atletas e dividem os aparelhos da ginástica artística. Ambas estão num mesmo grupo misto de treino montado para as atletas que disputam o individual.