Esportes

Botafogo joga nesta quarta repleto de desfalques e com problemas no elenco

32507165761_71486ccf27_k.jpgDesde 11 de dezembro do ano passado, dia da última rodada do Brasileiro, os torcedores do Botafogo esperam por esta quarta-feira. A estreia do alvinegro na Libertadores contra o Colo Colo, às 21h45m, mobilizou a torcida, que lotará o Engenhão com mais de 40 mil torcedores. Há, no entanto, motivos para preocupação. A mais recente é a ausência de Sassá, atacante que foi artilheiro do clube no último Brasileiro e que não foi sequer inscrito para a primeira fase da competição. Botafogo – 31.01

O Botafogo recebeu uma proposta do futebol chinês pelo jogador e tem interesse na negociação. Como o contrato do atleta vai até o fim do ano, a partir do segundo semestre ele poderá assinar um pré-contrato com outra equipe sem pagamento algum ao Botafogo. No ano passado, o alvinegro tentou estender o vínculo, mas os representantes do atleta consideraram a proposta muito baixa.

A janela de transferência na China fecha no dia 28 de fevereiro. Se a negociação não der certo, Sassá poderá ser inscrito na fase seguinte, já que o primeiro jogo do clube na fase de grupos, caso o alvinegro avance, seria apenas no dia 14 de março. A situação é parecida com a do zagueiro Emerson Santos, também não inscrito por entreveros durante negociação. Antes, a diretoria teve problema nas renovações de Sidão e Alemão.

O vice-presidente de futebol do clube, Antonio Carlos Azeredo, confirmou que o alvinegro foi abordado com uma proposta pelo jogador.

– Um empresário veio até o clube e perguntou se nós tínhamos interesse em ouvir uma proposta. Dissemos que sim. Agora, esse empresário irá negociar com o atleta e voltará para nós quando acertar as coisas. Por enquanto, ainda não há nada certo entre as partes – disse nesta terça-feira o dirigente.

Um dos principais atletas da última temporada seria uma perda considerável para qualquer equipe, mas a lista de 18 jogadores relacionados para a partida desta quarta-feira mostra que o Botafogo tem outros importantes desfalques. O zagueiro argentino Carli, fundamental para consolidar a defesa no ano passado, está lesionado e não fica nem no banco de reservas.

Outro zagueiro, Renan Fonseca, que vinha treinando entre os titulares e começou jogando na estreia do Estadual, também está fora. O volante Rodrigo Lindoso, terceiro jogador que mais defendeu a equipe no ano passado, ficou fora da relação. Dudu Cearense e Leandrinho, dois meias, também não estão relacionados.31817859883_d4d313c832_k.jpg

O resultado é uma equipe que nunca atuou junto – nem mesmo entre os diferentes setores. Na parte ofensiva, Camilo e Montillo ainda não dividiram o campo. Os dois não jogaram com João Paulo, volante contratado para este ano que deve ser titular, mas que ainda não atuou devido a dores musculares. Roger, o centroavante, chegou à equipe para esta temporada, e não jogou com Camilo e Montillo – que devem abastecê-lo – simultaneamente. Outros dois atacantes relacionados para esta quarta-feira estão na mesma situação: Joel foi contratado este ano, mesma época em que Guilherme foi emprestado ao clube.

A situação da defesa não é muito diferente. A zaga titular em boa parte do Brasileiro passado – Carli e Emerson Santos – não estará presente. O argentino está com contratura muscular e Emerson com problemas contratuais. A grande aposta de Jair Ventura para o setor é Marcelo, com 20 anos, que atuou três vezes como profissional. A atuação dele no sábado, contra o Nova Iguaçu – o jogador abriu o placar com um gol de cabeça -, deixou boa impressão no treinador, que comparou a revelação a Gabriel Jesus, do Manchester City.

– Quando o jogador é bom, precisamos usar. Demos chance para todos este ano; alguns aproveitaram, outros não. Podem até dizer que colocar alguém tão jovem numa competição desse nível é perigoso, mas, se fosse assim, o Gabriel Jesus não seria titular das equipes dele – afirmou.

A combinação de eventos não planejados torna a equipe praticamente improvisada – mais pelas ausências do que pelas presenças. O alvinegro teve a má sorte de disputar a partida mais importante do ano no início da temporada, tendo disputado dois jogos oficiais e um amistoso, com pouco tempo para entrosar os jogadores e encontrar uma formação ideal. Jair reage a tudo com panos quentes e declarações mornas:

– É claro que essas coisas atrapalham, mas nós sempre precisamos estar preparados. No futebol, as coisas podem mudar a cada segundo, a cada hora.

Além das contusões, e antes da surpresa nas inscrições, os torcedores já sentiram um sinal de alerta se acender com os primeiros resultados do Carioca. Há uma semana, o time titular perdeu para o Madureira na estreia por 2 a 0 jogando mal. Em seguida, uma equipe quase reserva – com exceção de Camilo e do goleiro Gatito Fernández – empatou em 1 a 1 com o Nova Iguaçu. Apesar dos sinais, Jair mantém uma postura de otimismo:

– Nós tínhamos um plano para o Carioca e seguimos até o fim. A coisa mais importante a se fazer é seguir o que foi planejado, independente dos resultados. Queria dar uma chance a todos os atletas e consegui. Claro que a torcida pode ficar chateada com os resultados, eu também fico. Agora vamos pensar em ir com tudo para o jogo desta quarta-feira (hoje).

A partida significa muito para o clube e para o treinador. Uma derrota em casa seria extremamente difícil de se superar no Chile – e a eliminação precoce na Libertadores seria um fim melancólico para os sonhos dos torcedores. Estes, aliás, estão correspondendo: os ingressos para a estreia estão praticamente esgotados, e, desde dezembro, o número de sócios-torcedores cresceu 61%, chegando a 24.500 membros associados.

Ficha do jogo:

Botafogo: Gatito Fernández, Jonas, Marcelo, Emerson Silva e Victor Luis; Airton, Bruno Silva, João Paulo (Rodrigo Pimpão), Camilo e Montillo; Roger.

Colo Colo: Villar, Matías Zaldivia, Julio Barroso e Claudio Baeza; Luis Pedro Figueroa, Esteban Pavez, Jaime Valdés e Brayan Véjar; Ramón Fernández; Octavio Rivero e Esteban Paredes.

Juiz: Juan Soto (VEN).

Local: Engenhão.

Horário: 21h45.

Transmissão: Rede Globo, Rádio Globo e Fox Sports.