Educação

Unioeste: Novo diretor do campus de Cascavel busca aproximar comunidade externa à Universidade

Unioeste: Novo diretor do campus de Cascavel busca aproximar comunidade externa à Universidade

À frente do Campus de Cascavel o novo diretor administrativo, Geysler Rogis Flor Bertolini, coloca que seu plano de trabalho foi debatido com a comunidade acadêmica e uma das suas principais diretrizes é aproximar ainda mais a comunidade externa ao Campus. O diretor fala da visão inovadora e sustentável que pretende imprimir nos próximos quatro anos. Ele diz ainda sobre como os trabalhos serão conduzidos.

1. Chegamos ao início de uma nova gestão; quais as prioridades para o campus nesse primeiro ano?

A primeira ação será aumentar a segurança no campus: vamos melhorar a iluminação das áreas externas e internas e o monitoramento de entradas e saídas e buscar a contratação de novos profissionais para a vigilância. A segunda ação é a climatização de salas de aula, laboratórios e espaços administrativos, garantindo o bem-estar dos docentes, discentes e agentes universitários.

Visando um campus inovador e sustentável, vamos modernizar a estrutura e infraestrutura dos ambientes de ensino, pesquisa, extensão, de inovação, empreendedorismo e administrativos.

Aproximar a Unioeste da comunidade, com projetos de extensão e parcerias para ações culturais e científicas, principalmente nos bairros mais próximos. Incentivar os esportes, oferecendo apoio às Atléticas e incentivando a integração de toda a comunidade acadêmica.

2. Pensando em longo prazo, qual o projeto para o campus?

Realizar melhorias nas estruturas gerais, como quadras, laboratórios e anfiteatros, com aquisição e manutenção de equipamentos, melhorias e construção de espaços de convivência para uso dos docentes, discentes e agentes universitários. Vamos garantir condições adequadas de trabalho e convivência da comunidade acadêmica. Atualizar a bibliografia e aderir à bibliotecas virtuais. Também vamos desenvolver projetos de incentivo à ações sociais, culturais e científicas, interna e externa ao campus.

3. Qual a sua visão a respeito do papel que a Unioeste tem hoje na sociedade regional e também em âmbito nacional?

A missão primordial da Unioeste é capacitar profissionais altamente qualificados, tanto em nível de graduação quanto em programas de pós-graduação. Além disso, a instituição dedica-se ativamente ao desenvolvimento de pesquisas inovadoras, integradas aos seus programas acadêmicos. Essa contribuição para a produção de conhecimento não apenas eleva o padrão educacional, mas também desempenha um papel fundamental na evolução do país.

Adicionalmente, a Unioeste assume um compromisso essencial com a comunidade, promovendo atividades sociais que beneficiam a população local. Essa integração com a sociedade reflete o comprometimento da Instituição em impactar positivamente não apenas a esfera acadêmica, mas também as questões sociais que permeiam a região.

4. Para finalizar, quais são as suas expectativas de trabalho junto ao reitor e vice, coordenadores de centro e pró-reitores?

Minhas expectativas de trabalho junto ao reitor, vice-reitor, coordenadores de centro e pró-reitores são centradas em estabelecer uma colaboração sólida e eficiente. Pretendo atuar de forma integrada, apresentando as demandas específicas do campus e também deixá-lo à disposição para apoiar os setores e órgãos na realização de seus objetivos. Espero contribuir para um ambiente de trabalho coeso, promovendo a comunicação transparente e efetiva para alcançarmos metas comuns e impulsionarmos o desenvolvimento da instituição.

Currículo

Docente do Doutorado Profissional em Administração, do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, do Mestrado em Contabilidade, do Tecnólogo em Gestão Pública – EaD e do curso de Graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Graduação e Especialização em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia (1998). Atualmente é Diretor Geral do Campus de Cascavel da Unioeste; Editor Científico da ComSus – Revista Competitividade e Sustentabilidade; Líder da Linha de Pesquisa em Sustentabilidade do Mestrado Profissional em Administração da Unioeste; Líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade – GPSA; Membro do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável e do Grupo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças da Unioeste; Membro do Grupo de Pesquisa Cidades Sustentáveis e Agenda 2030 que desenvolve pesquisas em rede entre IES do estado do Paraná e São Paulo: UNIFESP, Unicentro, Unioeste, Uninove, Universidade São Judas e IEA USP; Parecerista Ad Hoc para projetos do CNPq e da Fundação Araucária; Avaliador de Cursos (Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia) do MEC-SINAES/INEP e presta assessoria para empresas. Bolsista Produtividade em Pesquisa (2019-2021) e em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão da Fundação Araucária (2013-2015). Já foi Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE, campus de Cascavel (2012-2019); Presidente do Conselho Editorial da Revista Ciências Sociais em Perspectiva; membro do Comitê Gestor Municipal de Cascavel – PR e Pró-Reitor de Administração e Finanças na UNIOESTE (2008-2009 / 2020-2023). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: operações financeiras, gestão ambiental, percepção e agricultura familiar.

Fonte: Assessoria