Um café da manhã lançou oficialmente na quarta-feira (31), na Sala Paraná, na Acic, a campanha Drink Premiado, sugerida em 2016 pelo Ministério Público e abraçada por várias entidades organizadas locais. O objetivo é promover ações e trabalhos de orientação e educativos para mostrar às pessoas o risco que elas assumem ao beber e dirigir. O mote do projeto é criativo e evidencia aos condutores que a partir do momento que optaram pela combinação de consumir bebidas alcoólicas e dirigir eles estão automaticamente concorrendo aos prêmios do Drink Premiado.
Um filme publicitário foi preparado para divulgar os prêmios que são sorteados pelos que decidirem concorrer. O apresentador convida motoristas para girar uma roleta que indica as premiações que eles poderão ganhar no caso de beber e dirigir. Os prêmios são inúmeros, como multas, perder a carteira de habilitação e até se envolver em acidentes graves provocando a morte de terceiros, de alguém da família e ou até a dele próprio. O promotor Guilherme Rezende, ao apurar números de crimes de trânsito em Cascavel, decidiu buscar ajuda da Agecin (Agência Experimental de Comunicação Integrada) do Centro Universitário FAG para a criação de uma campanha de sensibilização aos motoristas.
A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da FAG, Laila Rotter Schmidt, e o gestor de projetos da Agecin, Sérgio Kulak, que estiveram à frente da criação da campanha, explicaram o conceito do trabalho e falaram dos objetivos que as peças publicitárias buscam alcançar com as mensagens e reflexões que chegarão às pessoas. "Como as pessoas associam 'sorte' com a expectativa de ganhar algo positivo, a chamada 'Drink Premiado' se vale desta expectativa como 'isca' para em seguida provocar o choque, e deixar muito claro para as pessoas o que se coloca em jogo quando se dirige embriagado", conta Laila. O vídeo e mais informações sobre a Campanha podem ser vistos no site e também na página do Facebook.